Superbike Brasil: recuperado de uma lesão no joelho, Lewis confirma participação na 4ª etapa


Ainda sem ter alcançado bons resultados nesta temporada do Superbike Brasil, Danilo Lewis (#17), da equipe Tecfil Havoline Racing Team, parte para a 4ª rodada da competição, que ocorre neste final de semana no Autódromo de Interlagos, em busca da reabilitação tanto na tabela classificatória quanto em seu condicionamento físico.

danilo-lewis-superbike-brasil-2017-3o-etapa

Lewis não vem tendo sorte na temporada 2017. (Foto/Reprodução)

O atual vice-campeão Brasileiro rompeu o ligamento do joelho direito após uma queda sofrida ainda nos treinos livres da última rodada. A boa notícia é que Lewis já está apto a retornar às pistas. O piloto passou por sessões de fisioterapia e, na última semana, reiniciou os treinos físicos. “Já deu para voltar a treinar, apesar de não estar 100%”, comentou.

Para a 4ª etapa, que inicia com os treinos extraoficiais nesta quinta-feira (20), o piloto de Osasco (SP) terá que superar os contratempos acumulados nas primeiras rodadas para enfim buscar o primeiro pódio do ano. E se depender dos mecânicos da Tecfil, Lewis estará um passo mais próximo de seu objetivo. “A equipe está trabalhando duro e a moto está ainda melhor que na etapa anterior”, destacou o piloto, sobre a nova BMW S1000R 2017 utilizada nesta temporada.

Leia também
Superbike Brasil: Pierluigi quer entrar na briga pelo título
Superbike Brasil: Granado fala sobre a punição que o fez perder a liderança
Superbike Brasil: Lucas Torres é destaque na Supersport Pro 600

Concentrado e com foco totalmente direcionado à corrida deste domingo (23), Danilo Lewis deixou para trás os inúmeros incidentes que marcaram a 3ª etapa. Após a queda nos treinos livres que causou a lesão no seu joelho direito, Lewis caiu novamente, desta vez sem gravidades, nas sessões classificatórias. Ainda assim, obteve um bom desempenho na SuperPole e garantiu a 8ª melhor volta com o tempo de 1min38s408.

Já na prova, tudo parecia correr bem. Apesar de ainda sentir um pouco de dor, Lewis teve um bom início de corrida, fez algumas ultrapassagens e pulou para a sexta posição. Porém, o rompimento de um parafuso do pedal do câmbio exigiu que o piloto retornasse aos boxes para a substituição da peça. “Não dava para mudar de marcha. Se não fizesse a troca ficaria com a 3ª engata durante toda a corrida toda”, contou.

A parada nos boxes coincidiu com o início de um procedimento de bandeira amarela, momento em que os pilotos devem reduzir a velocidade e manter suas posições. Este acaso parecia estar ao lado de Danilo Lewis. O piloto da Tecfil teria tempo suficiente para finalizar o pit stop e voltar à pista junto do pelotão. Porém, por uma falha da Direção de Prova, a moto de Lewis foi confundida com a de outro piloto que estava soltando óleo na pista e com isso recebeu bandeira preta – ou seja, a desclassificação.

danilo-lewis-superbike-brasil-2017-3o-etapa-2

Além da lesão, Lewis teve problemas na moto e foi desclassificado por engano na terceira etapa. (Foto: Marcos M. Carmona/VGCOM)

Foi um pesadelo. A organização se atrapalhou um pouco. Mas isso acontece e bola para frente”, disse Lewis. Pelas mídias sociais, o piloto comentou sobre o incidente: “Assim que voltei para prova me deram bandeira preta. Eu, preocupado, olhei e não vi nada. Mas pensando nos demais pilotos, recolhi para os boxes, achando que estava com algum problema. Porém, não tinha a absolutamente nada. Novamente saio, somente para completar a corrida”.

Apesar deste infeliz episódio, Danilo Lewis somou seis pontos e encerrou a 3ª etapa com o 10º lugar na Superbike. Atualmente ocupando a nona posição no classificatório geral, com 16 pontos, Lewis tem uma importante missão pela frente: deixar para trás as adversidades para, enfim, voltar a ser um dos protagonistas da competição. “Vou dar o meu máximo para terminar o campeonato o mais para cima da tabela. Meu objetivo é ficar entre os três primeiros”, resume o piloto.

O próximo compromisso inicia nesta sexta-feira (21), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), com a realização dos treinos livres para a 4ª etapa do SuperBike Brasil. No sábado ocorrem as sessões classificatórias e a largada está programada para as 12h00 de domingo (23).

Superbike Brasil – Classificação atual da categoria Superbike:

1º – Alex Barros (#4), da Honda Alex Barros Racing: 61 pontos
2º – Eric Granado (#151), da Honda Racing Team: 60
3º – Diego Faustino (#68), da Honda Racing Team: 49
4º – Wesley Gutierrez (#15), da Kawasaki Racing Team: 43
5º – José Luiz “Cachorrão” (#51), da Honda Racing Team: 33
6º – Davi Lara Costa (#12), da JC Racing Team: 26
7º – Diego Pierluigi (#84), da Honda Alex Barros Racing: 25
8º – Marcelo Skaf (#177), da Motom: 22
9º – Danilo Lewis (#17), da Tecfil Havoline Racing Team: 16
10º – Marco Solorza (#55), da JC Racing Team: 13


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.