Yamaha anuncia Van der Mark no lugar de Rossi em Aragón


A equipe Yamaha de MotoGP anunciou hoje (11) que Michael van der Mark foi o escolhido para substituir Valentino Rossi no Grande Prêmio de Aragón, em duas semanas. O italiano ainda se recupera de um acidente de enduro e não irá correr novamente.

michael-van-der-mark-2017-215Van der Mark compete pela Yamaha no World Superbike e venceu – ao lado de seu companheiro de equipe Alex Lowes e do piloto de testes Katsuyuki Nakasuga – as 8 Horas de Suzuka, no Japão, em julho. O holandês, no entanto, fará a sua estreia na MotoGP sem qualquer treinamento prévio, embora conheça bem o circuito de Aragón.

“Estou ansioso para ter a oportunidade de montar a YZR-M1 na rodada de Aragón de MotoGP. Nunca subi em uma MotoGP antes, então será uma experiência completamente nova para mim. Tenho muita curiosidade em ver como se sente em uma máquina desse tipo. Eu percebo que não será fácil ir direto para uma sessão de treino oficial sem qualquer teste prévio. No entanto, sou muito grato a Yamaha pela oportunidade. Tenho certeza que será uma ótima experiência de aprendizagem.” (Michael van der Mark)

michael-van-der-mark-2017

O holandês compete com uma Yamaha R1 no Mundial de Superbike. (Foto: WSBK/Divulgação)

Em seu comunicado oficial, a Yamaha explicou que as fraturas de Rossi (na tíbia e fíbula da perna direita) estão progredindo bem, mas está evidente que o italiano não estará em forma a tempo para a corrida de Aragón, que acontece em 24 de setembro. O piloto de 38 anos deve voltar apenas no GP do Japão, em 15 de outubro.

“Sendo praticamente impossível para Valentino estar apto em Aragón, a Yamaha decidiu procurar uma substituição possível dentro de seu próprio grupo de pilotos contratados. Tendo usado anteriormente Katsuyuki Nakasuga no lugar de Jorge Lorenzo em 2011 e Alex Lowes para a vaga de Bradley Smith em 2016, decidimos que Michael van der Mark deveria ter a oportunidade desta vez. Nunca é fácil substituir outro piloto, ainda mais Valentino Rossi, mas acreditamos que Michael tenha todas as credenciais para fazer um bom trabalho. Vamos dar-lhe o nosso melhor apoio e desejar-lhe todos os êxitos para esta oportunidade emocionante. Esperamos também que Rossi continue a fazer uma recuperação rápida e que o vejamos novamente, de volta ao seu YZR-M1, o mais cedo possível.” (Lin Jarvis, chefe da equipe Yamaha de MotoGP)

Com 24 anos de idade, Michael van der Mark é considerado um dos pilotos mais promissores da atualidade. O holandês já competiu no Campeonato Mundial, em sete corridas de 125cc em 2010 e no Grande Prêmio da Holanda de Moto2, em 2011.

Van der Mark, no entanto, começou a se destacar competindo nas categorias de base World Superbike, como a Superstock e Supersport. O holandês estreou na categoria principal com a Honda entre 2014 e 2015 e compete pela Yamaha desde o ano passado, onde encerrou a temporada na quarta posição.