Espanha inaugura estrada com barreira de proteção “amiga” dos motociclistas


Uma estrada na Espanha instalou ainda em caráter experimental o “Seguvial”, um novo tipo de barreira de proteção muito mais segura para ciclistas e motociclistas. Com rolos e molas, o sistema tem a expectativa de diminuir o índice de lesões graves.

segurvital-1b

Rolos de borracha amortecem e dissipam energia dos impactos oblíquos.

O Seguvial é composto por uma série de rolos feitos de borracha reciclada que são presos lado a lado por molas. O sistema é instalado na parte inferior da banda de metal que compõe a estrutura principal dos guard rails convencionais, projetados apenas para evitar que os carros saiam da estrada.

O resultado, de acordo com os estudos e testes realizados, mantém ciclistas e motociclistas na estrada em caso de acidente evitando que passem por baixo da barreira de proteção. Com pontas afiadas, isso muitas vezes resulta em membros decepados, para não dizer em morte iminente ao acidentado.

A vulnerabilidade dos motoristas e ciclistas às vezes passa despercebida, mas medidas como esta destacam a consciência de diferentes administrações públicas em conjunto com o setor privado“, disse Carlos Cuevas conselheiro de desenvolvimento regional da comunidade autônoma de La Rioja.

segurvital-2

Instalado na parte inferior, sistema evita que o motociclista passe debaixo da barreira.

Ao mesmo tempo, os rolos também tem a capacidade de dissipar a energia cinética resultante de fortes impactos oblíquos, o que neutraliza os rebotes que “devolvem” as vítimas à estrada, evitando dessa forma atropelamentos em decorrência dos acidentes.

Inteligentemente, o sistema foi projetado tendo em mente o que também aconteceria em um acidente de carro. O que poderia resultar no aumento da velocidade do impacto graças aos rolos não acontece, porque os mesmo estão em uma posição ligeiramente inferior em relação à barreira de proteção.

Até o momento, apenas 1000 metros da barreira Seguvial foram instalados entre as cidades de Lardero e Entrena, no norte da Espanha. Entretanto, o governo de La Rioja tem planos de implementá-la em outros trechos de alto fluxo de motocicletas e bicicletas da região.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.