Ellison fica com a pole para a primeira corrida do British Superbike em Assen

James Ellison marcou hoje (30) a pole position para a primeira corrida do British Superbike em Assen, na Holanda, superando as dificuldades do circuito perigosamente úmido. Leon Haslam, que foi o único piloto do Showdown a ficar entre os nove primeiros, e Christian Iddon completam o top 3 do grid.

James Ellison vai largar na pole na primeira corrida em Assen. (Foto: Double Red)

James Ellison vai largar na pole na primeira corrida em Assen. (Foto: Double Red)

O treino classificatório do British Superbike em Assen, na Holanda, realizado hoje (30), foi dramático. A sessão contou com a pista em condições perigosas, já que uma chuva havia passado pelo tradicional circuito. Com a pista em condições diferentes do normal, surpresas positivas e negativas acabaram surgindo no rolar do cronometro.

Quem se deu melhor na pista úmida foi James Ellison. O piloto da McAMS Yamaha, que sempre corre muito bem no circuito holandês, marcou 1m54s027, ficando a frente de Leon Haslam por apenas 0s082. Haslam, que lidera o Showdown, foi o único piloto dos seis que disputam o titulo que conseguiu firma uma posição entre os nove primeiros do grid.

O segundo piloto do Showdown mais bem classificado no grid para a primeira corrida deste domingo foi Josh Brookes. O australiano vai partir do 11º lugar, logo a frente de Jake Dixon que também disputa o titulo nas últimas provas da temporada. Ambos ocupam as segunda e quarta posições no campeonato, respectivamente.

Jason O’Halloran, que do Showndown é o sexto, mas em uma situação muito mais delicada de conseguir lutar pelo titulo, vai partir da 15ª posição, logo a frente de Shane Byrne. O piloto da Be Wiser Ducati até teve boas chances de tentar um lugar entre os nove primeiros, mas sofreu duas quedas durante o Q2 e não conseguiu nada além da 16ª posição do grid.

Pior que O’Halloran e Byrne, foi o dia de Peter Hickman. O quinto colocado no campeonato caiu ainda na primeira parte do treino, relegado ao péssimo 19º lugar no grid de largada. Tudo causado pelas condições da pista úmida, que pegou muitos pilotos de surpresa.

Com Ellison na pole e Haslam em segundo, a primeira fila será completada por Christian Iddon, que firmou seu compromisso com a Tyco BMW por mais um ano. Já o seu companheiro de equipe, Josh Elliott, foi um dos grandes destaques da classificação. O jovem britânico, além de conseguir um ótimo sétimo lugar no grid, conseguiu dar uma das melhores salvadas de queda do ano, somando todos os principais campeonatos.

Dan Linfoot, empolgado por suas últimas grandes vitórias, vai largar na quarta posição, dividindo a segunda fila com o jovem Bradley Ray, que impressiona a cada etapa que passa com sua rápida evolução na categoria principal. John Hopkins, que costuma ir bem no circuito de Assen e na pista molhada, vai partir da sexta posição.

Sylvain Guintoli, um dos grandes conhecedores do circuito holandês pelos seus muitos anos de World Superbike, vai largar na oitava posição. Michael Laverty, que não entrou na pista para fazer nenhuma volta rápida no Q3, vai partir do nono lugar, enquanto James Westmoreland conseguiu um bom décimo posto no grid para a equipe Gearlink Kawasaki.

Clique aqui para conferir o grid completo. As duas corridas em Assen acontecerão amanhã (1º), com a primeira corrida prevista para as 08h15min e a segunda para as 12h30min (horários de Brasília).