Haslam fatura a vitória da primeira corrida do British Superbike em Assen

Leon Haslam venceu hoje (1º) a primeira corrida do British Superbike em Assen, na Holanda, aumentando sua vantagem na liderança do campeonato. Shane Byrne, após uma espetacular corrida de recuperação largando de 16º, concluiu em segundo, com James Ellison fechando o pódio.

Leon Haslam liderou o pelotão na primeira corrida em Assen. (Foto: Impact Images)

Leon Haslam liderou o pelotão na primeira corrida em Assen. (Foto: Impact Images)

Leon Haslam, que lidera a temporada 2017 do British Superbike, conquistou hoje (1º) a vitória na primeira corrida realizada no tradicional circuito de Assen, na Holanda. O piloto da JG Speed Kawasaki teve que travar disputas intensas antes de conquistar a vitória que lhe deu um conforto maior no campeonato.

James Ellison, o pole, largou bem quando as luzes vermelhas apagaram, sendo seguido por Haslam, Christian Iddon e Dan Linfoot. Porém, já na terceira volta, Sylvain Guintoli surgiu na terceira posição, após superar Linfoot e Iddo com belíssimas ultrapassagens. No meio do grid, Shane Byrne aparecia ganhando posições após sair da 16ª no grid.

Ellison continuava liderando a corrida pouco depois da largada, com Haslam em segundo, mas ambos sendo ameaçados por Guintoli. O francês da Bennetts Suzuki chegou a liderança na décima volta, depois de superar Haslam e Ellison. Ellison, porém, não demoraria muito para recuperar o primeiro lugar. Atrás deles, já aparecia um impressionante Byrne, que continuava ganhando posições.

Byrne conseguiu superar Haslam e subiu para terceiro, mas acabou tomando o troco do lider do campeonato. Pouco depois, Haslam assumiu a primeira posição da corrida, depois de ultrapassar Ellison e já abrindo uma razoável vantagem na liderança.

Com Haslam a frente e sem poder ser alcançado, restou a Byrne tentar um embate pelo segundo lugar com Ellison. O piloto da Be Wiser Ducati teve uma manobra de êxito na última volta, pulando para segundo. Ellison, por sua vez, teve que se defender de Guintoli para assegurar um lugar no pódio.

Haslam venceu a prova com 1s992 de vantagem sobre Byrne, que conseguiu uma corrida de recuperação espetacular depois de sair do 16º lugar no grid de largada. Também é válida a lembrança de que o multicampeão da categoria sofreu duas quedas ontem (30) durante o treino classificatório.

Ellison sustentou o terceiro lugar, depois da intensa pressão sofrida por Guintoli, que fez a sua melhor corrida da temporada. Josh Brookes também esteve perto de lutar por um lugar no pódio, bem como o jovem Bradley Ray, que completaram a prova nas quinta e sexta posições, respectivamente.

Peter Hickman também conseguiu ser um grande destaque na corrida. Depois de sofrer uma queda no treino classificatório do sábado e sair apenas da 19ª posição, o britânico da Smiths Racing finalizou a corrida na sétima posição, logo a frente de um dos seus rivais na briga pelo titulo da temporada, Jake Dixon. John Hopkins e Jason O’Halloran completaram o top 10.

Clique aqui para conferir o resultado completo. A segunda corrida do British Superbike em Assen tem largada prevista também para hoje (1º) as 11h30min (horário de Brasília).