Guintoli conquista vitória dramática na segunda corrida em Assen

Sylvain Guintoli venceu hoje (1º) a segunda corrida do British Superbike em Assen, na Holanda, que contou com uma dramática briga pela vitória até a última volta. Josh Brookes e Leon Haslam completaram o pódio.

Sylvain Guintoli a segunda corrida em Assen, coroando o seu melhor final de semana da temporada. (Foto: Bennetts Suzuki)

Sylvain Guintoli a segunda corrida em Assen, coroando o seu melhor final de semana da temporada. (Foto: Bennetts Suzuki)

A segunda e última corrida do British Superbike hoje (1º) em Assen, na Holanda, contou com uma disputa dramática pela vitória entre cinco pilotos, principalmente nas últimas voltas. Shane Byrne, Leon Haslam, Josh Brookes, Sylvain Guintoli e James Ellison foram os personagens principais da corrida, com o vencedor sendo definido apenas na última volta.

Shane Byrne, que largou na pole por ter feito a melhor volta da primeira corrida do dia, manteve o primeiro lugar, com James Ellison em segundo. Leon Haslam, Sylvain Guintoli e Josh Brookes lutavam pelo quarto lugar, enquanto Dan Linfoot, Peter Hickman e Jake Dixon também faziam um bom embate pelo sétimo posto.

Byrne era intensamente pressionado por Ellison, que conseguiu superar o piloto da Be Wiser Ducati na metade da corrida, mas manteve o primeiro lugar apenas por duas voltas. Mais atrás, Haslam foi superado por Guintoli, que logo se aproximou de Ellison e Byrne na briga pela vitória.

Após a metade da corrida, Byrne ainda liderava, mas não conseguia abrir grande vantagem sobre os seus adversários. Guintoli, inspirado no seu melhor final de semana da temporada, superou Ellison e pulou para o segundo lugar. Byrne, Guintoli, Ellison, Haslam e Brookes lutavam intensamente pelo primeiro lugar, deixando todos os outros pilotos para trás.

A briga resultou em diversas trocas de pilotos na liderança na penúltima volta. Ellison tentou superar Guintoli e Byrne e passou do ponto, fazendo com que Haslam e Brookes pulassem para os primeiro e segundo lugares. Pouco depois, Guintoli ultrapassou Brookes e na última volta superou Haslam, pulando para primeiro.

Guintoli se aproximava de sua primeira vitória da temporada, depois de abrir uma vantagem razoável de meio segundo a frente, enquanto Haslam tentava se defender de Brookes. O líder do campeonato, porém, foi superado pelo australiano a poucas curvas do final.

Guintoli venceu a corrida com 0s589 de vantagem sobre Brookes, que reassumiu o segundo lugar no campeonato. Haslam ficou em terceiro, mas conseguiu abrir uma diferença considerável na disputa pelo titulo. Ellison ainda terminou a frente de Byrne, relegando o piloto da Be Wiser Ducati ao quinto lugar.

Peter Hickman e Jake Dixon conseguiram segurar suas sexta sétimas posições, respectivamente, enquanto Christian Iddon superou Dan Linfoot na última curva, da última volta, e ambos terminaram nas oitava e nova posições, respectivamente. Bradley Ray fechou o top 10. A corrida não foi boa para Jason O’Halloran, que já deu adeus a qualquer chances de titulo, depois de ficar apenas na 13º posição.

Clique aqui para conferir o resultado completo. Com os resultados da etapa de Assen, a disputa pelo titulo ficou assim: Haslam lidera com 612 pontos contra 580 de Brookes e 579 de Byrne. Dixon com 558 pontos e Hickman com 549 ainda possuem pequenas chances matemáticas de titulo. Com 526, O’Halloran ficou de fora da briga.

A próxima etapa do British Superbike será entre os dias 14 e 15 de outubro em Brands Hatch, onde serão realizadas três corridas, sendo ma no sábado após o treino classificatório e duas no domingo. Serão 75 pontos em jogo para definir o grande campeão da temporada.

Sobre Daniel Machado

Estudante de administração, aprendeu a gostar das corridas em duas rodas graças a Alex Barros. Curte também um bom Rok'n Roll e viajar pelo Brasil. Escreve sobre corridas desde 2009 e acompanha diversas categorias sobre as duas rodas.