Yamaha vai apresentar conceito MOTOROiD no Salão de Tóquio


É no Salão de Tóquio onde as montadoras dão asas à imaginação e apresentam as mais loucas ideias. É o caso do MOTOROiD, conceito da Yamaha que traz uma motocicleta capaz de interagir com o seu proprietário, quase como se fosse um animal de estimação.

yamaha-motoroid-concept

Yamaha MOTOROiD: conceito de moto que interage com seu dono. (Foto: Divulgação)

De acordo com a prévia apresentada hoje (12), a marca japonesa utilizou seus estudos em inteligência artificial para criar experiências de “Kando”, palavra japonesa que exprime sentimentos de satisfação e excitação que experimentamos quando encontramos algo de valor excepcional.

Compreendendo isso, o conceito MOTOROiD promete levar a lendária interação entre motociclistas e suas motocicletas (alguns considerando-as com personalidade própria) a um novo patamar. O objetivo seria criar um modelo capaz de reconhecer seu dono e interagir com ele. A propulsão é elétrica.

Estudos sobre um maior envolvimento entre homem e máquina não são exclusividade da Yamaha. No ano passado, a Kawasaki divulgou suas experiências em inteligência artificial, garantindo estar construindo um protótipo nesse sentido.

Além do MOTOROiD, a Yamaha vai apresentar no Salão de Tóquio outra criatura robótica, o “Motobot”, robô humanoide capaz de pilotar uma YZF-R1 em um circuito verdadeiro e com isso oferecer dados mais detalhados aos engenheiros. O evento começa em 28 de outubro.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.