Byrne vence primeira corrida decisiva do British Superbike em Brands Hatch

Shane Byrne venceu hoje (14) a primeira corrida do British Superbike em Brands Hatch marcada por um acidente que envolveu cinco pilotos durante as primeiras voltas. Christian Iddon e Josh Brookes completaram o pódio, enquanto Leon Haslam, líder do campeonato, finalizou em quarto.

Shane Byrne venceu a primeira corrida decisiva em Brands Hatch e continua na briga pelo titulo. (Foto: Impact Images)

Shane Byrne venceu a primeira corrida decisiva em Brands Hatch e continua na briga pelo titulo. (Foto: Impact Images)

Shane Byrne venceu hoje (14) a primeira das três corridas decisivas do British Superbike em Brands Hatch, mas a vitória acabou saindo de uma forma mais dramática do que o experiente piloto da Be Wiser Ducati poderia imaginar. Uma largada ruim, um acidente envolvendo cinco pilotos e uma forte pressão de Christian Iddon durante quase toda a corrida dificultaram a vida do novo vice-líder do campeonato.

Byrne não largou bem e foi superado por Josh Brookes, Iddon e Haslam. Na segunda volta, Iddon superou Brookes e assumiu a liderança da corrida, fazendo a volta mais rápida naquele momento. Haslam vinha em terceiro, mas estava já distante da briga pela liderança da corrida, enquanto Byrne pressionava o líder do campeonato.

Nada mudou até a terceira volta, quando um acidente incrível deixaria cinco pilotos fora da corrida e causaria uma interrupção com bandeira vermelha. Dan Linfoot, Jake Dixon, Sylvain Guintoli, Michael Rutter e Martin Jessopp foram os envolvidos na situação, mas felizmente, nenhum deles foi detectado com lesões graves.

Apesar do acidente ter envolvido muitos pilotos, não foi necessário muito tempo para que os pilotos que não tiveram problemas na primeira largada fossem ao grid para o reinicio da corrida. Agora, Iddon, Brookes e Haslam largariam na primeira fila, com Byrne em quarto.

Iddon largou muito bem e segurou o primeiro lugar, mas Brookes não teve a mesma felicidade. O australiano foi superado por Haslam, Byrne e Michael Laverty, que largou de forma espetacular de sétimo para quarto. O norte-irlandês teve um forte reinicio de corrida, mas pouco tempo depois seria obrigado a abandonar por problemas em sua Yamaha R1.

Byrne assumiu a liderança pouco depois do reinicio da corrida, com Iddon ainda lutando bravamente pela vitória. Atrás deles, já muito distante, Haslam aparecia em terceiro, seguido por Brookes e Ellison.

Pouco antes da metade da corrida, Haslam sofreu uma dupla ultrapassagem de Brookes e Ellison, caindo de terceiro para quinto. Era um resultado desastroso para o líder do campeonato, que ia vendo sua boa vantagem ficar cada vez menor faltando duas corridas para o encerramento do campeonato.

Apesar da manobra arrojada sobre Haslam e da melhor volta da corrida, Brookes não conseguiu ir além do terceiro lugar. O australiano, por quase todo o restante da corrida, ficou a mais de meio segundo de Iddon e Byrne, que lutavam diretamente pela vitória.

Quando a corrida se aproximou do final, Haslam conseguiu retornar para o quarto lugar, mas já estava a mais de quatro segundos atrás de Brookes. O líder do campeonato ainda era pressionado por Ellison, que não desistiu de lutar pelo quarto posto da corrida. Na frente, Byrne conseguiu aumentar substancialmente a sua vantagem sobre Iddon.

Byrne venceu a corrida com quase dois segundo de vantagem sobre Iddon, enquanto Brookes completaria o pódio. Mais de seis segundos depois, Haslam completou a prova na quarta colocação, apenas a 0s061 de Ellison. Jason O’Halloran, Peter Hickman, Lee Jackson, Bradley Ray e Richard Cooper completaram o top 10.

Após a primeira corrida, a situação do campeonato ficou assim: Haslam lidera com 625 pontos contra 604 de Byrne e 596 de Brookes. Com 50 pontos em disputa nas duas corridas do domingo, somente estes três homens possuem reais chances de titulo. Dixon e Hickman com 558 e O’Halloran com 536 já foram descartados matematicamente.

As duas últimas corridas em Brands Hatch e desta temporada do British Superbike acontecerão amanhã (15), com a primeira corrida com largada prevista para as 08h45min e a segunda com inicio previsto para as 12h00min (horário de Brasília).

Sobre Daniel Machado

Estudante de administração, aprendeu a gostar das corridas em duas rodas graças a Alex Barros. Curte também um bom Rok'n Roll e viajar pelo Brasil. Escreve sobre corridas desde 2009 e acompanha diversas categorias sobre as duas rodas.