Byrne vence em Brands Hatch e prorroga final do campeonato para a última corrida

Shane Byrne venceu hoje (15) a segunda corrida do British Superbike em Brands Hatch e diminui desvantagem no campeonato em relação a Leon Haslam para apenas dois pontos. Christian Iddon e James Ellison fecharam o pódio, enquanto Haslam finalizou apenas na décima posição.

Shane Byrne vence mais uma vez em Brands Hatch e fica mais próximo do líder do campeonato. (Foto: Double Red)

Shane Byrne vence mais uma vez em Brands Hatch e fica mais próximo do líder do campeonato. (Foto: Double Red)

A segunda corrida do British Superbike realizada hoje (15) em Brands Hatch contou com um drama muito grande para o atual líder do campeonato. Leon Haslam, que entrou na última etapa da temporada com uma boa diferença de pontos para Josh Brookes e Shane Byrne, agora vê o seu titulo realmente ameaçado.

Brookes, que largou na pole por ter feito a melhor volta da corrida do sábado, manteve o primeiro lugar, enquanto Haslam e Byrne superaram Christian Iddon e subiram para os segundo e terceiro lugares, respectivamente. A corrida parecia perfeita no inicio para Haslam, mas o piloto da JG Speedfit Kawasaki começaria a sofrer problemas muito cedo.

Byrne superou Haslam ainda durante as primeiras voltas e pouco tempo depois, ultrapassou Brookes e pulou para o primeiro lugar. Haslam, por sua vez, foi superado por Iddon e James Ellison antes mesmo da corrida chegar na sua metade. Começava a corrida sofrida para o líder do campeonato, que começava a perder muito desempenho devido ao desgaste excessivo dos seus pneus.

Na frente, Byrne seguia firme rumo a mais uma vitória, mesmo não conseguindo abrir uma grande vantagem em relação a Iddon, que ultrapassou Brookes na metade da corrida. Ellison também superou o australiano, pouco tempo depois, relegando o terceiro colocado no campeonato para o quarto lugar.

Haslam começava a ser ultrapassado por vários pilotos na segunda parte da corrida. Jason O’Halloran, Bradley Ray, Peter Hickman, Michael Laverty, Glenn Irwin e Dan Linfoot rebaixaram Haslam para o décimo lugar. A incomoda posição ainda lhe daria a liderança do campeonato, mas agora a diferença seria de apenas dois pontos em relação a Byrne, que continuava em primeiro.

Quando a corrida se aproximou das últimas voltas, Haslam ainda foi superado por Richard Cooper e Tommy Bridewell, o que daria um empate de pontos entre ele e Byrne. Porém, para a sorte de Haslam, Cooper sofreu com problemas em sua moto e abandonou. Ray, que também corria a frente do britânico da Kawasaki, também teve problemas em sua moto e saiu da corrida. Com isso, Haslam subiu para 11º e mantinha a liderança do campeonato, mas apenas a um ponto de vantagem.

Byrne venceu a corrida com pouco mais de meio segundo de diferença sobre Iddon, com Ellison completando o pódio e com a volta mais rápida, o que lhe dará o direito de largar na pole na última corrida do dia e da temporada em Brands Hatch. Brookes, por sua vez, ficou apenas na quarta posição, mais de quatro segundos de uma briga pelo pódio.

O’Halloran, com um desempenho consistente, completou a prova na quinta posição, com Hickman também fazendo uma boa prova e ficando com o sexto lugar. Irwin ainda superou Laverty nas últimas voltas e ficou com o sétimo lugar, deixando o norte-irlandês da McAMS Yamaha na oitava posição, a frente de Linfoot. Haslam, que vivia o drama de nem estar entre os dez primeiros, conseguiu ultrapassar Bridewell no final da corrida e concluiu em décimo.

Com os resultados da segunda corrida em Brands Hatch, o campeonato ficou assim: Haslam lidera com 631 pontos, mas agora está apenas a dois pontos de Byrne, que soma 629. Brookes, com 609 pontos, possui chances matemáticas de titulo. Hickman com 568, Dixon com 558 e O’Halloran com 547 completam o top seis do Showndown. Iddon (227 pontos), Ellison (212), Luke Mossey (186) e Linfoot (154) fecham o top 10 da classificação do campeonato.

A terceira e última corrida do British Superbike em Brands Hatch e da temporada, a que definirá o grande campeão, tem largada prevista para as 13h00min (horário brasileiro de verão).

Sobre Daniel Machado

Estudante de administração, aprendeu a gostar das corridas em duas rodas graças a Alex Barros. Curte também um bom Rok'n Roll e viajar pelo Brasil. Escreve sobre corridas desde 2009 e acompanha diversas categorias sobre as duas rodas.