Brookes vence a última corrida em Brands Hatch e Byrne fica com o titulo

Josh Brookes venceu hoje (15) a última corrida do British Superbike em Brands Hatch, que definiu o título em favor de Shane Byrne, o seu sexto na categoria. Leon Haslam sofre forte queda durante a corrida e acaba o campeonato em terceiro. Jason O’Halloran e James Ellison completaram o pódio.

Josh Brookes vence a última corrida da temporada e termina em segundo lugar no campeonato, três pontos atrás de Shane Byrne. (Foto: British Superbike)

Josh Brookes vence a última corrida da temporada e termina em segundo lugar no campeonato, três pontos atrás de Shane Byrne. (Foto: British Superbike)

A última corrida do British Superbike em Brands Hatch, que também representou a última desta temporada, foi dramática. O campeonato foi decidido por pequenos detalhes, mas no final Shane Byrne foi quem levou a melhor, garantindo um impressionante sexto titulo na categoria.

A corrida começou com Christian Iddon na primeira posição, seguido por Michael Laverty, James Ellison, Josh Brookes, Leon Haslan e Byrne. Com esse posicionamento, Haslam seria o campeão da temporada, mas muitas coisas aconteceriam durante a corrida.


Brookes, que possuía poucas mas matemáticas chances de titulo, foi pra cima de Ellison e Laverty, subindo para o segundo lugar ainda durante as primeiras voltas. Depois, Iddon foi superado pelo australiano, que assumiu a liderança da corrida e por lá ficaria até a última volta. Enquanto isso, mais atrás, Haslam segurava Byrne na briga pelo quinto lugar.

Quando a corrida alcançou a sexta volta, ocorreu o momento mais dramático. Haslam saiu do traçado ideal da pista e escorregou pra fora do circuito, sofrendo uma forte queda. Com a queda do até então líder do campeonato, Byrne assumiria o primeiro posto na tabela de pontos e precisava se posicionar entre os dez primeiros para ficar com o titulo, mesmo com Brookes a frente do pelotão.

Ellison, que corria em quarto, ultrapassou Laverty e Iddon e subiu para o segundo lugar. Após a metade da corrida, Laverty e Iddon começavam a perder rendimento, mas quem também começou a ficar para trás foi Byrne. Com isso, Jason O’Halloran surpreendeu ao sair de uma modesta oitava posição para começar a escalar o pelotão.

Byrne começou a ser pressionado por outros pilotos e além de O’Halloran, Peter Hickman e Dan Linfoot também superaram o novo líder do campeonato, deixando o campeonato ainda mais tenso, já que se perdesse mais posições, Brookes seria o campeão da temporada, o que parecia improvável até o momento.

O’Halloran continuava escalando o pelotão e depois de superar Laverty e Iddon, foi a caça de Ellison e já na parte final da corrida, pulou para o segundo lugar e tentou alcançar Brookes. Enquanto os australianos disputavam o primeiro lugar, Byrne resistia no oitavo posto, já que se começasse a ser ultrapassado por outros pilotos, suas chances de titulo ficariam pequenas.

Brookes resistiu a pressão de O’Halloran até a última volta, vencendo a corrida por menos de sétimo décimos de vantagem. Ellison completou o pódio, com seu companheiro de equipe, Laverty, finalizando em um ótimo quarto lugar, depois de ultrapassar Iddon na parte final da corrida.

Hickman e Linfoot disputaram o sexto lugar até a linha de chegada, com Hickman chegando a frente do piloto da Honda Racing por apenas 0s027. Porém, o resultado mais importante e esperado foi o oitavo lugar de Byrne, que conseguiu assim garantir o seu sexto titulo da temporada.

Shane Byrne comemora seu sexto título no British Superbike. (Foto: Impact Images)

Shane Byrne comemora seu sexto título no British Superbike. (Foto: Impact Images)

Com os resultados das três corridas de Brands Hatch, o campeonato terminou assim: Byrne campeão com 637 pontos contra 634 de Brookes e 631 de Haslam, diferenças de apenas três e seis pontos para os segundo e terceiro colocados no campeonato. O top seis da tabela ficou composto ainda com Hickman em quarto com 578 pontos, O’Halloran em quinto com 567 e Jake Dixon com 562.

Ao final da corrida, Byrne realizou um gesto emocionante ao ir prestar forças para Haslam, que estava fisicamente mal pela queda e muito abalado pela perda do titulo. Depois de uma intensa briga pelo titulo entre os dois, a imagem do campeonato pode ser considerada essa a seguir:

O emocionante encontro entre Shane Byrne e Leon Haslam, após uma dura mas leal disputa pelo titulo. (Foto: Reprodução/Twitter @OfficialBSB)

O emocionante encontro entre Shane Byrne e Leon Haslam, após uma dura mas leal disputa pelo titulo. (Foto: Reprodução/Twitter @OfficialBSB)

Agora o British Superbike retorna apenas em 2018. Confira todas as novidades no Noticias Motociclisticas sobre o considerado melhor campeonato nacional de motociclismo do mundo.

Sobre Daniel Machado

Estudante de administração, aprendeu a gostar das corridas em duas rodas graças a Alex Barros. Curte também um bom Rok'n Roll e viajar pelo Brasil. Escreve sobre corridas desde 2009 e acompanha diversas categorias sobre as duas rodas.