MotoGP: Márquez garante pole position na Austrália enquanto Dovizioso é 11º


Marc Márquez conquistou hoje (21) a pole position para o Grande Prêmio da Austrália de MotoGP, no circuito de Phillip Island. O espanhol cravou o tempo de 1min28s386 nos últimos segundos da classificação, deixando Maverick Viñales e Johann Zarco para trás.

marc-marquez-gp-da-australia-2017-qualiA sessão classificatória da categoria rainha aconteceu com um frio de 14 graus no belíssimo circuito de Phillip Island. Mas a chuva, que tanto atrapalhou os treinos livres, finalmente deu uma trégua para os 15 minutos decisivos do Q2.

Andrea Iannone começou a qualificação na frente com 1min29s265. Márquez logo o superou com 1min28s884. O espanhol esteve sempre entre os primeiros em todas as sessões de treino, enquanto que seu rival Andrea Dovizioso vinha mais atrás, depois de sofrer um forte tombo no FP4.

Restando pouco mais de cinco minutos, a terceira posição era ocupada pelo piloto da casa, Jack Miller, com Johann Zarco em quarto e Valentino Rossi em quinto, depois de ser obrigado a passar pelo Q1. Viñales, que ainda briga pelo título, vinha logo atrás em sexto. Dovizioso, enquanto isso, era apenas o 12º.

No finalzinho, Zarco veio com tudo e cravou 1min28s744 tomando a ponta. Logo depois foi a vez de Viñales assumir a primeira posição, com 1min28s719. Márquez, no entanto ainda não havia desistido e restando poucos segundos cravou o definitivo tempo de 1min28s386, o suficiente para a pole position.

Viñales e Zarco farão companhia à Márquez na primeira fila, com Andrea Iannone, Miller e Pol Espargaró logo atrás. A sexta posição do espanhol é a melhor posição de largada da KTM, que realiza sua primeira temporada na MotoGP.

Rossi abre a terceira fila com a sétima posição, tendo ao seu lado Aleix Espargaró da Aprilia e Bradley Smith com a segunda KTM. Cal Crutchlow fecha os dez primeiros. Dovizioso vai largar apenas na 11º posição enquanto que seu companheiro Jorge Lorenzo é o 16º, após não ter conseguido passar do Q1. Confira aqui o grid completo.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.