Superbike Brasil: Rafael Rigueiro já é o campeão na 600 SuperSport


Rafael Rigueiro, jovem talento de 16 anos, que defende as cores da Pitico Race Team, garantiu no último final de semana, por antecipação, o título na categoria 600 SuperSport Stock, do SuperBike Brasil, na sétima etapa realizada no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia. (GO).

rafael-rigueiro-600-supersport-goiania-2017

Rigueiro: domínio na categoria 600 SuperSport. (Gilmar Rose)

Rigueiro fez uma temporada impecável e colocou as mãos no troféu de campeão, com uma etapa de antecipação. Apesar do sucesso deste ano na SuperBike, e do fato de ter feito seu primeiro contato com o mundo da velocidade com uma mini MotoCross que ganhou de presente dos pais aos cinco anos, o início da carreira no esporte a motor aconteceu no kart.

Rigueiro deu início a sua carreira em 2011, ao participar do Campeonato Paulista de Kart, e seguiu na modalidade até 2015. Nos anos em que esteve envolvido com o kart, foi subindo de categoria a cada ano, mas, um convite para integrar a categoria Honda Junior Cup no SuperBike Brasil fez o menino migrar para a motovelocidade em 2015.

rafael-rigueiro-kart-anos-2000

Primeiros passos do esporte a motor. (Duvulgação)


Corri sete anos de kart, sendo campeão de alguns campeonatos. Mas, percebi que essa não era minha real paixão, quando participei da seletiva para Honda Júnior Cup. Após a seletiva descobri que a motovelocidade era o meu lugar. Me senti realizado“, explica Rafael Rigueiro a troca dos karts pelas motos.

Em seu primeiro ano na categoria Honda Junior Cup, Rafa esteve presente em todos os pódios, e ainda venceu a última etapa, o que lhe rendeu o vice-campeonato em 2015.
Com o bom desempenho em seu ano de estreia, em 2016 encarou um novo desafio na motovelocidade: disputou a Copa Honda CBR 500R nas categorias Light e Junior, e novamente não desapontou, conquistando o título em ambas às categorias.

rafael-rigueiro-minimoto-anos-2000

O começo, nas minimotos. (Divulgação)

E neste ano, as vitórias não cessaram: Rafael começou o ano vencendo a prova das 100 Milhas de Motovelocidade, que integra as 500 Milhas de Motovelocidade. “Fiz uma temporada impecável! Treinei bastante, estive todo tempo focado no meu objetivo e respeitei meus adversários. Isso tudo foi um conjunto que me ajudou a conquistar este campeonato por antecipação”, comemora Rigueiro.

O título na 600 SuperSport veio após duas vitórias neste final de semana. Uma no sábado (21) e a outra no domingo (22).“Fui para pista cauteloso, pois sabia que o título estava em jogo. A moto estava muito bem acertada, e agradeço muito a toda minha equipe PRT, por todo apoio. Este título também é deles, do meu chefe de equipe, dos mecânicos, da minha família e patrocinadores. Sem eles nada disso seria possível”, completa Rigueiro.

rafael-rigueiro-600-supersport-goiania-2017-2

O título da 600 SuperSport veio com uma rodada de antecipação. (Gilmar Rose)

O último desafio da temporada ainda não tem data e local marcado, pois com a pista de Interlagos fechada, a organização precisará alterar o calendário. Rafael Rigueiro é patrocinado por: OneX Custom Suits, Bananada Fazendinha, Rota K, R2 Designer, Kwt Aquecedores, Colégio Amorim, Capacete Zeus e Jeskap.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.