Salão de Milão: Honda apresenta conceito CB4 Interceptor


O Salão de Milão também é palco para experimentações. Por isso, a Honda está expondo esse ano um novo conceito bastante interessante, chamado de CB4 Interceptor. Com quatro cilindros e tela sensível ao toque, a motocicleta possui ares Café Racer.

Misturando conceitos clássicos e modernos, o CB4 Interceptor impressiona na escuridão da noite. (Fotos: Honda/Divulgação)

O design ficou a cargo da unidade de pesquisa e desenvolvimento que a Honda mantém em Roma e já foi responsável por desenhar alguns conceitos que se tornaram modelos de produção, como o scooter aventureiro X-ADV.

O CB4 Interceptor tem como base a novíssima CB1000R, que por sua vez deriva de outro conceito, o Neo Sports Café, apresentado há duas semanas em Tóquio. Basta comparar as fotos para constatar o evidente grau de parentesco entre os dois protótipos.

CB4 ‘Interceptor’ concept adds futuristic extra dimension to

O CB4 Interceptor ainda no papel.


O CB4, no entanto, é mais radical, com semi-carenagem, guidões curvados para baixo, pneus slick e um interessante sistema de exaustão, onde os canos (do tipo 4×1) passam por baixo da motocicleta, sobem novamente e são expelidos pela rabeta. Esta, por sua vez, ainda contém a lanterna traseira oculta.

A mescla de conceitos clássicos e modernos vista no Neo Sports Café continua no C4 Interceptor. Se você reparar bem, os discos de freios são lisos como nas décadas de 60 e 70. O tanque é longo e comprido, fazendo o piloto sentar-se próximo ao eixo traseiro, como em uma Honda RC181. Não há nada mais passadista do que isso.

CB4 ‘Interceptor’ concept adds futuristic extra dimension to

Conceito foi feito pelo mesmo departamento que criou o scooter X-ADV.

Por outro lado, as inovações ficam por conta de uma espécie de ventilador instalado na dianteira que converte a energia cinética recebida para alimentar o painel sensível ao toque localizado sobre o tanque. Aparentemente, a Honda se esqueceu de fotografar melhor essa parte. A ignição é feita através de um botão dispensando o uso de chaves.

Esse ventilador fica na posição do farol redondo que ilumina o caminho através de um feixe de LEDs, o que faz o visual ficar bem impressionante à noite. Se isso vai virar um modelo de produção ainda é uma incógnita, mas o lançamento do igualmente exótico X-ADV mostra que a Honda está se esforçando para se afastar da imagem conservadora que adquiriu.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.