Yamaha XJR1300 “Mya”, uma Flat Tracker de quatro cilindros em homenagem à Valentino Rossi


Para muitos, uma motocicleta com motor de quatro cilindros e aptidões off-road seria o mais próximo possível da perfeição. Foi isso que esse construtor fez ao conceber a Yamaha XJR 1300 “MYA”, que teve Valentino Rossi como inspiração.

yamaha-xjr1300-valentino-rossi-flat-tracker-2017-5

A XJR1300 manteve apenas o motor e o quadro originais. (Frascolidesign)

A ousadia partiu de Rodolfo Frascoli, que despiu a pesada naked de suas principais características, deixando intacto apenas o chassi e o enorme motor tetracilíndrico de 1251 cm³,  capaz de render bons 109 cv a 6.000 rpm e um torque de 11 “quilos” à mesma rotação.

A carroceria, no entanto, sofreu enormes modificações, deixando de lado o visual naked clássico original para adotar um design “Flat Tracker”, com toques futuristas. Os detalhes off-road ficam marcados pelo banco alongado sobre o tanque de combustível, aletas laterais prolongadas e o guidão largo, o que garante uma ergonomia ereta.

Stampa

Motocicleta reúne conceitos off-road e on-road no mesmo pacote. (Frascolidesign)


As rodas de liga-leve originais foram substituídas por outras de raios montadas em pneus com ranhuras. Como manda o estilo, o para-lama dianteiro foi dispensado. O freio, no entanto permaneceu e ganhou pinças brembo. As suspensões são Öhlins e o escapamento, do tipo 4-2-1-2 é fornecido pela Akrapovic.

Como sempre acontece nessas customizações, várias partes da motocicleta vieram de motocicletas diferentes. É o caso dos faróis fornecidos por uma YZF-R1 e instalado nas aletas laterais. Uma solução interessante que libera espaço para que a parte central receba um número de competição.

As mudanças são basicamente estéticas, é claro, mas também tiveram o propósito de reduzir o grande peso da XJR1300, algo em torno de 240 kg em ordem de marcha. O resultado final desse emagrecimento não foi mencionado. De qualquer forma, a “MYA” é um convite para acelerar sem limite em pavimentos arenosos.

O mais curioso, contudo, é que todo esse trabalho foi feito tendo como inspiração um ídolo do on-road, Valentino Rossi. O italiano nunca escondeu seu fascínio pelas modalidades off-road, utilizando-as em seu rancho como forma de treinamento. Será que o Doutor gostou do presente?


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.