Yamaha Corporation venderá ações da Yamaha Motor


A Yamaha Corporation anunciou essa semana que pretende vender parte de suas ações na Yamaha Motor Co, o braço da marca japonesa que fabrica os chamados “powersports”, como ATVs, quadriciclos e outros.

yamaha-motor-corporationDe acordo com a gigante japonesa, a parte será vendida a várias empresas de valores mobiliários, provavelmente no mercado aberto. O preço avaliado foi entre 26 e 18 bilhões de ienes já com as despesas tributárias incluídas.

Isso se equivale a 2,3% do poder de voto na Yamaha Motor Co. No entanto, a Yamaha Corporation ainda permanecerá como principal acionista, apenas sua posição de titularidade será reduzida de 12,22% para 9,93%, como resultado da alienação.

A Yamaha Corporation manterá relações de cooperação com a Yamaha Motor“, disseram em um comunicado. “Por outro lado, como resultado da consideração de vários pontos de vista, incluindo a eficiência de capital, a companhia decidiu reduzir suas participações nas ações para um nível em que não será incluída entre os principais acionistas“, explicaram.

As razões para essa tomada de decisão ainda não são claras. Mas de acordo com o site Asphalt and Rubber, as ações tanto da Yamaha Corporation quanto da Yamaha Motor Co tem aumentado constantemente nos últimos cinco anos.

A venda deve ser concluída até o dia 4 de dezembro. Curiosamente, logo após o anúncio os japoneses também confirmaram suas intenções de recomprar até 7 milhões de ações próprias. Essa negociação será concluída no primeiro semestre de 2018.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.