Bajaj Auto montará e comercializará Husqvarna na Ásia


A Bajaj Auto, um dos maiores conglomerados automotivos da Índia, anunciou hoje (4) que será responsável pela montagem e comercialização de modelos Husqvarna no país e na Ásia em 2018. A expectativa é vender cerca de 100 mil unidades no próximo ano.

husqvarna-svartpilen-2017

Husqvarna 401 Svartpilen será montada por mãos indianas em 2018. (Husqvarna/Divulgação)

Serão fabricados os modelos 401 Vitpilen e Svartpilen, além do mais recente 701 Vitpilen, apresentado no Salão de Milão, no mês passado. Os indianos já montam modelos KTM Duke 125 e 390, marca proprietária da Husqvarna.

A KTM já expressou o seu desejo de também ver a irmã crescer, não apenas no off-road como vinha fazendo, mas também nos centros urbanos. Os primeiros resultados já apareceram. Em 2016, a Husqvarna quebrou seu recorde pessoal de vendas, 30.700 unidades.

Isso parece ser pouco para a KTM. Estendendo sua parceria com a Bajaj Auto à Husqvarna, eles pretendem comercializar pelo menos 100 mil unidades em 2018, com a previsão de duplicar esse valor nos anos seguintes.

Esse ano, a Índia ultrapassou a China como maior mercado de motos do mundo, sendo capaz de despejar anualmente nas ruas 17 milhões de novos veículos. Isso torna o país hindu o mais visado para os planos de expansão das grandes marcas europeias.

A BMW, grande rival da KTM, foi a primeira a firmar uma parceria desse tipo, com a TVS Motors, os responsáveis pela montagem e comercialização da G310R na Índia. Ainda esse ano, a Triumph firmou parceria semelhante, enquanto que Ducati e Harley-Davidson pretendem fazer o mesmo no futuro.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.