Gromaha 250: uma Grom com motor 2 tempos


O que pode ser mais divertido que uma Honda MSX 125 Grom original? Uma Grom com motor de dois tempos é claro! Assim nasceu a “Gromaha”, sonho delirante que o customizador Jesse Davis transformou em realidade e o resultado é espetacular.

gromaha-250-capaVolta e meia mencionamos a Honda Grom por aqui. A motinho encanta graças ao comportamento ligeiro de seu motor monocilíndrico de 124 cm³ e a excelente dirigibilidade de suas suspensões invertidas montadas em pneus esportivos. Um exemplar chegou a ser exposto no último Salão Duas Rodas.

Apesar disso, Davis, que é de Austin, nos Estados Unidos, não estava satisfeito e instalou no modelo o motor da trilheira Yamaha YZ250. Sem modificações esse propulsor é capaz de fornecer 49 cv, um aumento de quase cinco vezes em relação aos 10 cv da Grom original.

É claro, no entanto, que tudo não transcorreu tão simplesmente assim. Os pontos de fixação do motor precisaram ser alterados, assim como o braço oscilante, o amortecedor traseiro (fornecido pela JRi) e os garfos dianteiros cedidos de uma Aprilia RS 125 GP.

A motocicleta também precisou receber radiadores maiores e um escapamento apropriado para motores de dois tempos, construído em aço inoxidável pela TYGA-Performance. Apesar de os decalques serem da Yamaha, a Grom conservou muito de seu estilo original. Quem sabe eles instalam grafismos “Gromaha 250” na próxima alteração?


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.