Harley-Davidson registra novos nomes para futuros modelos


De acordo com a imprensa norte-americana, a Harley-Davidson registrou novos nomes em escritórios nos Estados Unidos e Europa. Eles podem (ou não) indicar o surgimento de novos modelos nos próximos anos.

Harley-Davidson Low Rider logoA informação foi veiculada pelos norte-americanos do site Motorcycle.com, que descobriram a nomenclatura “Bronx” e também “Harley-Davidson Bronx” arquivada no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos.

Na última quarta-feira (20), eles acharam novos registros, “48X” e “Pan América”, mas não nos Estados Unidos e sim na Europa, através do Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia. Os nomes foram arquivados para uso com “motocicletas e suas peças estruturais”.


Ainda não há certeza absoluta de que os nomes estejam ligados à Harley-Davidson. No entanto, a empresa que arquivou as marcas é a Mathys & Squire LLP, escritório de advocacia com sede no Reino Unido especializado em leis de propriedade intelectual e que vem manipulando as marcas comerciais da montadora desde 1996.

Outro indicador é o nome 48X, que pode ser uma versão de um modelo já existente, a Harley-Davidson Forty-Eight (quarenta e oito em inglês), pertencente à linha Sportster. Os norte-americanos apontam ainda que a motocicleta poderia ganhar o motor “Revolution X”, refrigerado à água.

Harley-Davidson Forty-Eight

A Harley-Davidson Forty-Eight pode ganhar uma nova versão. (Divulgação)

Vale lembrar que as normas antipoluição nos Estados Unidos e na Europa tendem a ficarem ainda mais rígidas com a chegada do Euro5 a partir de 2020. Motivo mais do que suficiente para que a Harley-Davidson (e outras montadoras) fiquem preocupadas em renovar seus motores em todas as frentes.

Já o nome “Pan America” sugere um novo modelo de turismo, um capaz de viajar através de um continente com conforto. Com vários modelos no catálogo capazes de realizar a tarefa, não podemos excluir a possibilidade de a Harley-Davidson criar uma motocicleta inteiramente nova, talvez até fora do segmento custom, para agradar ao publico europeu.

Com vendas estabilizadas nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, a Harley-Davidson está trabalhando diversificar seu público. Eles já anunciaram que 100 novos modelos serão lançados nos próximos dez anos, inclusive uma motocicleta elétrica, que vem sendo trabalhada no projeto LiveWire.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.