Honda Monkey de John Lennon vai a leilão na Inglaterra


Uma Honda Z50A K1 utilizada por John Lennon vai ser posta a venda em um leilão na Inglaterra em março. A minimoto, popularmente conhecida como “Monkey” foi o principal meio de locomoção do astro entre 1969 e 1971.

honda-monkey-1969-de-john-lennon-8

Lennon com seu filho Sean. (Divulgação)

Lennon comprou a moto zero quilômetro para se movimentar com mais facilidade ao redor de “Tittenhurst Park”, a sua conhecida mansão em estilo gregoriano localizada no condado de Surrey, Inglaterra. A moradia ficou eternizada como local de gravações do disco Imagine.

Em 1971, no entanto, Lennon e sua mulher Yoko Ono decidiram se mudar para Nova York, o que fez com que o músico vendesse a moto para Henry Graham, que a repassou para o atual proprietário John Harington naquele mesmo ano.

A motocicleta está em estado absolutamente original, nunca tendo sido restaurada. Nos últimos 47 anos, Harington levou-a em eventos e shows. O hodômetro aponta apenas 1.467 milhas, o equivalente a 2.360 quilômetros. Também possui documentação para rodar, embora a última atualização seja de 2013.

honda-monkey-1969-de-john-lennon-7

Modelo, que nunca foi restaurado, pertence ao mesmo dono há 47 anos.

A Honda Z50A é a segunda geração de minimotos da marca japonesa, entrando no lugar da Z50M no final de 1968. Com seu motor de quatro tempos e 49cm³, com transmissão semiautomática, o modelo era considerado um salto significativo em tecnologia em comparação com outras minimotos.

Iluminação para rodar legalmente pelas ruas e um guidão mais baixo foram adicionadas na K1 modelo 1969/70 conhecida como “short tail” (traseira curta), semelhante à de Lennon. Na linha 1971 surgiu a K2 chamada de “long trail (traseira longa), que permaneceu em produção até 1978.

A minimoto será anunciada em um leilão da “H&H Classics” no museu nacional da motocicleta, em Birmigham, Inglaterra. “Estamos naturalmente empolgados por nos confiarem o marketing e a venda desta moto, dada a sua extraordinária procedência“, disse Mark Bryan, responsável da marca. O evento acontecerá em 4 de março.

Essa não é a primeira Honda Monkey de um Beatle a ser vendida em leilão. Em 2008, um modelo 160Z que pertenceu à Ringo Starr foi vendido por 30 mil libras (mais de R$ 130 mil reais), superando a expectativa inicial em mais de £ 8.000.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.