MotoGP: Honda escolhe Alberto Puig como substituto de Livio Suppo


A Honda anunciou hoje (12) que Alberto Puig exercerá a função de Gerente da equipe de MotoGP a partir dessa temporada. O ex-piloto espanhol, conhecido por ser o ‘descobridor’ de Dani Pedrosa, assume as funções de Livio Suppo.

alberto-puig-2017Puig, que competiu no Campeonato Mundial entre 1987 e 1997 (vencendo o GP da Espanha de 1995) já é ligado à Honda há anos. Além de atuar ao lado de Pedrosa, o espanhol também comanda o Asia Talent Cup, além de ser uma espécie de conselheiro da HRC.

“Sou muito agradecido por esta oportunidade que me deram. Estive com a Honda nos últimos 25 anos da minha carreira profissional, primeiro como piloto, depois como gerente de equipe nas classes menores, e ultimamente como treinador para muitos dos pilotos asiáticos que a Honda tem em todo o mundo. Ter a chance de estar nesta posição em uma das equipes mais bem sucedidas é uma grande honra para mim, então eu só posso me concentrar em dar o meu melhor e em tentar ajudá-los a alcançar seus objetivos. Tenho certeza de que nossos pilotos estarão prontos quando chegar a hora, e nós, como equipe, estaremos prontos para lutar novamente pelo título, com humildade, mas também com grande determinação.” (Alberto Puig)

Suppo deixou o cargo após o Grande Prêmio de Valência do ano passado. O nome de Puig foi imediatamente colocado entre os mais cotados pela cúpula da Honda. A HRC queria que outro europeu assumisse a vaga, para que o bom entrosamento entre pilotos e marca continuasse.

“Estamos felizes por Alberto assumir um novo papel como Gerente de Equipe para a Repsol Honda Team. Alberto já faz parte da família HRC há muitos anos, primeiro como piloto e depois como Conselheiro e por último comandando o Asia Talent Cup, onde ajudou jovens jovens promissores a se desenvolverem no esporte. Acreditamos que suas habilidades e grande experiência nas corridas internacionais darão uma contribuição preciosa para a empresa e para a equipe, que visa mais uma vez lutar pelo campeonato de MotoGP. Damos a Alberto um caloroso ‘bem-vindo a bordo’ e desejamos-lhe boa sorte no seu trabalho!” (Tetsuhiro Kuwata, diretor de operações da HRC)

Puig começará a trabalhar como gerente da equipe nos próximos testes pré-temporada, que acontecerão no circuito de Sepang, na Malásia, entre 28 e 30 de janeiro. Juntamente com o gerente técnico Takeo Yokoyama, o espanhol será o responsável pelas corridas e se reportará diretamente ao diretor de operações Tetsuhiro Kuwata.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.