KTM 690 Enduro e Supermoto são espionadas


Foram flagrados rodando em testes pela Europa protótipos da KTM de estilo trilheiro. A expectativa é de que a marca austríaca esteja planejando o lançamento de uma nova motocicleta que teria duas versões, Enduro e Supermoto, mas ambas contendo o conhecido motor LC4 da Duke 690.

ktm-690-enduro-prototype-jan2018-capa

Ao contrário do que parecia, a KTM não desistiu de oferecer trilheiras monocilíndricas de grande cilindrada. (Motorcycle News)

As motos chegariam para substituir as antigas 690 Enduro R e 690 SMC R, que pararam de serem produzidas no ano passado. Inicialmente pensava-se que isso aconteceu para que não concorressem com a recente Husqvarna 701, de proposta semelhante. Contudo, elas foram retiradas por não mais se adequarem às novas normas antipoluição da Europa.

De acordo com o os britânicos do Motorcycle News, os protótipos já rodam com o motor monocilíndrico de 690cc semelhante ao da Husqvarna 701, ou seja, com alterações no diâmetro e no curso dos pistões. O cabeçote e o sistema de exaustão também foram remodelados, fazendo com que a potência chegasse a 75 cv e o torque a 7.53 kgf.m, um aumento de 7%.

O quadro também foi bem modificado em relação aos modelos anteriores e se destaca (até o momento) pelo minimalismo. As partes da carroceria, por exemplo, foram reduzidas de duas peças para uma e a dianteira está visivelmente mais magra. O assento foi remodelado, provavelmente para melhorar o conforto.

As suspensões parecem ter sido trocadas por outras de maior curso. Segundo os olheiros britânicos, o modelo antigo possuía 250mm “de viagem” enquanto essa pode chegar a 300mm, possuindo a mesma unidade WP Xplor 48, que vem de série na trilheira EXC-F 500. A iluminação foi toda substituídas por unidades de LED.

A expectativa é de que as versões sejam lançadas no final do ano, durante o próximo Salão de Milão. Além delas, a KTM deve apresentar também uma Big Trail média, a já espionada 790 Adventure, que contém o mesmo motor da recente Duke 790.