Vídeo: veja como funciona a suspensão dianteira da Yamaha Niken


Que a Yamaha MXT 850 Niken tem três rodas, não é mais uma novidade. Mas você sabe como a suspensão funciona? Não é como em um triciclo convencional e você descobre mais nesse vídeo.

A tecnologia chama-se oficialmente “Leaning Multi Wheel”, o que pode ser traduzido como Inclinação Multi-Rodas. Basicamente os engenheiros da Yamaha se basearam na geometria de um paralelogramo para criar um sistema em que as duas rodas inclinam-se simultaneamente a 45 graus.

Através de um mecanismo de direção de eixo duplo, o resultado, de acordo com a marca dos diapasões, é uma motocicleta com uma aderência em curvas surpreendente e muito superior a uma motocicleta convencional. É de se esperar, afinal há mais peso e borracha em contato com o solo.

A Yamaha gostou tanto do resultado que comprou todas as patentes referentes à tecnologia e já avisou que mais modelos serão feitos com esses princípios. No momento, apenas o scooter Tricidy e a Niken são assim. Se não gostou muito do visual das motos pode começar a se acostumar…


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.