BMW Motorrad lança GPS Navigator VI no mercado brasileiro


A BMW Motorrad está disponibilizando no país o novo GPS “Navigator VI”, desenvolvido especialmente para viagens de motocicleta. O dispositivo agrega todas as funcionalidades da versão anterior e ainda traz recursos inéditos e inúmeros aprimoramentos.

gp-garmin-navigator-vi-2018-1Resultado da parceria entre a BMW Motorrad e a Garmin, empresa pioneira em tecnologias de navegação por GPS, o novo Navigator VI permite a conexão entre as suas diversas funcionalidades com a motocicleta, o piloto e outros motociclistas.

Dentre as novidades da sexta geração, está a nova função “Evitar estradas principais” onde é possível esquivar-se das vias principais automaticamente, enquanto outros percursos são calculados ou recalculados. Combinada à função já existente “evitar estradas interestaduais”, o novo recurso permite selecionar vias ainda mais adequadas às motocicletas.

A função “Ida e Volta”, por sua vez, possibilita criar um trajeto com o mesmo ponto de partida e chegada e com duração pré-definida. Essa funcionalidade também combina outras opções de rotas e pontos evitados.

gp-garmin-navigator-vi-2018-2O dispositivo ainda conta com o software “BaseCamp”, onde é possível selecionar rotas personalizadas e altamente detalhadas. Por meio desta função, uma viagem pode ser dividida em até 30 rotas, sendo que cada segmento pode ter até 125 pontos de moldagem, oferecendo opções de personalização praticamente ilimitadas.

Outra ferramenta interessante é o guia de voz “Text-to-Speech” (TTS). Neste caso, as instruções ditadas pelo aparelho usam referências mais específicas, como a descrição de sinais de trânsito, sinalização rodoviária e até edificações como pontos de referência, por exemplo. Também é possível buscar um destino usando um smartphone e, em seguida, enviá-lo ao navegador.

O Navigator VI ainda disponibiliza um streaming de música. As playlists armazenadas no smartphone sempre estarão disponíveis durante o percurso. Além de iniciar e parar a reprodução, o dispositivo permite acessar faixas e pastas específicas de smartphones com sistema operacional iOS. No caso, de aparelhos Android, as músicas são tocadas na sequência normal.

gp-garmin-navigator-vi-2018-3O aparelho, de formato retangular, mede 136 milímetros de comprimento, 83,4 mm de largura e 22,5 mm de profundidade; possui um display em TFT de cinco polegadas, sensível ao toque. São 4GB de capacidade de memória interna, Bluetooth e conexão com o aplicativo “Garmin Smartphone link”, com informações sobre trânsito, último local estacionado e condições meteorológicas.

Para facilitar a manipulação do aparelho, mesmo com luvas, o usuário pode utilizar o seletor de funções “Multi-Controller”, situado no punho esquerdo, desde que a motocicleta esteja equipada com suporte de preparação para GPS, oferecido como item opcional nos modelos R1200GS, K1600 GTL, K1600 Bagger e S1000XR.  O dispositivo vem equipado com filtro de polarização circular (CPOL) capaz de minimizar os reflexos de luz, melhorando o contraste e a visualização dos mapas, mesmo com a moto em movimento.

A conexão pode ser feita por meio de sistema BUS, de bordo. Caso a motocicleta não disponha de Preparação para GPS, é possível fixar o Navigator VI no Mount Cradle de 4 teclas, por meio de um suporte específico. Ambos são vendidos como acessórios. O aparelho será comercializado nas concessionárias da marca pelo preço sugerido de R$ 4.660. O Navigator V continua sendo vendido, por R$ 3.900.