Suzuki registra logotipo para o nome Katana. Novo modelo à vista?


A Suzuki efetuou o registro de um novo logotipo, que contém uma espada e o nome Katana. A expectativa é de que a marca japonesa relance a emblemática motocicleta para a próxima década.

suzuki-katana-new-logoA informação foi descoberta pela imprensa britânica, mas não há maiores informações, exceto de que o registro foi efetuado nos Estados Unidos. Coincidentemente, a terra do Tio Sam foi dos principais mercados da antiga e venerada GSX 1100 Katana, durante os anos 80.

Suzuki Recursion (1)

Seria esse o nome definitivo do conceito Recursion? (Suzuki/Divulgação)

Apresentada ainda como conceito no Salão de Colônia (Intermot) de 1980, A Suzuki GSX-R 1100 Katana chamava atenção pelo design moderno e ousado, que estabeleceria novos padrões estéticos e de desempenho nos anos seguintes.

Hoje, a motocicleta ganhou status “Cult” e, com a onda retrô/clássica que assola o mundo, faz todo o sentido a Suzuki reviver o sucesso de uma das pratas da casa. No entanto, parece pouco provável que a nova Katana retorne como uma esportiva de alta cilindrada.

Os britânicos apostam que essa será a denominação definitiva para o “Conceito Recursion“, um protótipo com motor bicilíndrico turbinado de 588 cm³ que foi apresentado no Salão de Tóquio de 2013 e continua a ser trabalhado pela Suzuki. Pequeno e potente, a ideia é ter um propulsor que una economia e desempenho no mesmo pacote.

Com aspecto futurista e uma inspiração que vem sendo chamada agora de “Neo Café Racer” o Recursion lembra um pouco a antiga Katana se pararmos para pensar. E dentro de dois anos, o seu aparecimento completa 40 anos. Quer oportunidade melhor para apresentar o seu renascimento para as novas gerações? O tempo irá dizer.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.