Husvarna Svartpilen 701 é flagrada quase pronta para entrar em produção


A Husqvarna deve apresentar mais uma motocicleta urbana nos próximos meses, muito provavelmente a Svartpilen 701. Um protótipo muito bem acabado foi espionado rodando em testes indicando que seu lançamento está próximo.

husqvarna-701-prototype-april2018-capaRevelada como conceito há cerca de três anos, a Svartpilen (que significa seta negra em sueco) é um dos dois modelos que tem a responsabilidade de recolocar a Husqvarna de volta aos centros urbanos e não apenas no off-road, como tem sido nos últimos anos.

Três versões já foram lançadas no mercado europeu: Svartpilen 401, Vitpilen 401 (seta branca em sueco) e Vitpilen 701 no último Salão de Milão, em novembro passado. O novo modelo chega para completar o lineup de quatro opções.

Elas possuem a mesma motorização e chassi, diferenciando-se no design e na proposta. Enquanto as Vitpilen possuem uma orientação claramente Naked/Café Racer, as Svartpilen são voltadas para o estilo Scrambler/Enduro.

A Svartpilen 401 possui uma proposta claramente endurista, com o objetivo de rivalizar com a Ducati Scrambler 400. A versão 701 das fotos segue a mesma tendência. Maior e mais imponente, a motocicleta conta com guidão alto, pneus com ranhuras e espaço para números, comum nas pistas de flat track.

O motor é conhecido para todos os modelos. Enquanto as 400cc derivam diretamente da KTM Duke 390, Vitpilen e Svartpilen 701 possuem o mesmo propulsor da Duke 690 (que também equipa a trilheira Supermoto 701). Proprietária da Husqvarna, a KTM vem aproveitando essas plataformas em diversas motocicletas.

O nível de acabamento do protótipo fotografado pelos britânicos do Motorcycle News sugere que a Husqvarna já definiu praticamente todo o projeto, de modo que o lançamento não deve demorar muito para acontecer.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.