Pernat: dirigentes da MotoGP são escravos de Rossi e Márquez


O empresário Carlo Pernat fez duras críticas à direção da MotoGP pelos erros cometidos no Grande Prêmio da Argentina, no final de semana passado. Para o italiano, os organizadores estão sendo escravizados pelas comitivas de Valentino Rossi e Marc Márquez.

carlo-pernat-3A corrida realizada em Termas de Rio Hondo foi polêmica, porque Márquez desobedeceu os procedimentos de largada e pilotou de forma excessivamente agressiva, resultando em um acidente com Rossi e três punições, consideradas brandas pela maioria dos espectadores.

“Foi uma loucura, o Grande Prémio do pouco profissionalismo, tanto em termos de regulamentação como de pilotos. Eu daria zero para a direção da corrida porque eles tomaram uma ação inacreditável: deixaram [Jack] Miller sozinho no grid, quando tudo o que precisaram fazer era atrasar o início em cinco minutos e isso teria sido resolvido. Foi ridículo vê-lo largando sozinho com os outros pilotos 30 metros atrás”, disparou Pernat aos italianos do GPone.

E as críticas continuam: “Márquez se encarrega de empurrar a moto, indo na direção oposta, quando deveria ter ido para a mureta dos boxes. Realmente vergonhoso. Se ele tivesse começado nos boxes, nada disso teria acontecido”, analisa antes de comentar sobre a batida entre Johann Zarco e Dani Pedrosa: “Nós vimos Johann fazer um movimento menos do que correto para passar Dani, empurrando-o para o lado. A direção da corrida nem sequer investigou”, lembrou.

marc-marquez-valentino-rossi-gp-da-argentina-2018-2Pernat, então retorna o ataque à Márquez: “estava possuído, você não conseguia entender o que ele estava tentando fazer. Ele bateu em Aleix Espargarò e só teve que ceder uma posição. Em seguida, a cereja do bolo foi o seu movimento insano e incorreto em Rossi, que causou a queda do último. Penalizaram-no com 30 segundos, mas quem vai devolver os pontos a Valentino?”, indaga.

O treinador continua: “Agora Marc tem todo mundo contra ele e os pilotos estão com medo de serem atingidos por ele. Ele não pode mais fazer o que quer, isso é errado. A Dorna deve desqualificá-lo por uma corrida senão isso vai lançar uma sombra sobre todo o campeonato”, acredita.

Mas Pernat insiste que boa parte dos problemas foram causado pela Direção de Prova: “Algo precisa mudar lá dentro, eles precisam de pessoas capazes. Isso já era um problema na Malásia em 2015, como eu disse antes”, disse. “Eles são escravos de Rossi e Marquez, principalmente Marc. Ele deveria ser desclassificado pelo que fez, porque o que aconteceu estava fora deste mundo”, conclui.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.