BMW apresenta chassi de S1000RR feito com impressão 3D


O departamento de pesquisa e desenvolvimento da BMW nos deu mais uma amostra do que pode fazer essa semana, com a apresentação de um chassi de S1000RR feito através da impressão 3D. A marca alemã quer popularizar essa técnica de construção.

bmw-s1000rr-quadro-impresso-em-3d-2018-1O quadro foi apresentado em uma feira na Espanha e, de acordo com a BMW, a sua construção foi através de um processo chamado de “manufatura aditiva”, ou seja, peças tridimensionais feitas de plástico ou metal que tomam forma camada por camada.

A manufatura aditiva possui um alto grau de liberdade em termos de design aliado à rapidez de produção, sem perder a qualidade necessária. Por isso, a maioria das peças impressas em 3D vem sendo usada em protótipos, já que elas podem ser modificadas e refeitas com facilidade, à medida que os desenhos são ajustados.

Com essa técnica de construção, não há necessidade de ferramentas tradicionais de produção, como prensas ou moldes de fundição. A geometria das partes é determinada inteiramente por um conjunto de dados digitais.

 A BMW acredita há potencial para usar a manufatura aditiva também na produção em massa. Algumas peças de carros Rolls Royce (uma marca do Grupo BMW) já são impressas em 3D. O novo i8 Roadster também usa uma tecnologia semelhante, chamada de “fusão a laser de pó de metal”, para a fabricação de alguns componentes.

A manufatura aditiva também está desempenhando um papel cada vez mais importante quando se trata de peças de veículos personalizadas” disse a BMW em um comunicado. “A nova linha de produtos ‘MINI Yours Customized’ permite que os clientes personalizem o design dos componentes selecionados, como os ornamentos e frisos laterais e depois os produzam por meio de impressão 3D“.

Ainda na semana passada, a BMW já havia impressionado ao apresentar um braço oscilante em fibra de carbono, que pode ser construído em massa, a um custo bem menor do que o habitual. A marca bávara pretende utilizar o nobre material em modelos mais acessíveis em breve.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.