Yamaha Ténéré 700 flagrada novamente


Olhem só quem deu às caras novamente: a aguardadíssima Yamaha Ténéré 700 e, por incrível que pareça, rodando em um grande centro urbano. O lançamento definitivo pode acontecer no final do ano.

yamaha-tenere-700-prototype-april-2018-jpgO protótipo foi fotografado no centro de Milão, importante metrópole italiana e que não é o mais discreto dos campos de teste. Assim como nos flagras registrados no ano passado, a motocicleta utiliza uma pesada camuflagem que disfarça bastante o design geral.

A confirmação de que se trata de uma Ténéré 700 está nos detalhes. Os piscas, por exemplo, são os mesmos que podem ser encontrados no restante da linha Yamaha, assim como a lanterna traseira e os espelhos retrovisores, idênticos aos da MT-07.

O painel, apesar de ser inteiramente digital, é radicalmente diferente, montado verticalmente e não horizontalmente, como em sua irmã urbana. Isso foi feito para acomodá-lo melhor atrás do para-brisa que o modelo possui.

Outro detalhe interessante são as suspensões dianteiras invertidas, detalhe que nem a MT-07 tem. Provavelmente elas oferecem regulagens, já que o objetivo da motocicleta é uma maior polivalência, capaz de rodar bem tanto no asfalto quanto na terra.

Para garantir a aderência, pneus com ranhuras, rodas raiadas (provavelmente de 21 e 18 polegadas) e freios duplos na dianteira com ABS de fábrica. Aliado ao motor de dois cilindros de concepção moderna, a moto é um avanço e tanto em relação à atual XT660Z Ténéré.

O lançamento é aguardado para acontecer no Salão de Milão (EICMA) em novembro, mas não há uma certeza sobre isso. A apresentação já era para ter acontecido no ano passado e foi atrasada, pois, de acordo com a Yamaha, o modelo necessitava de maiores testes.

A Yamaha também afirmou na ocasião que a Ténéré 700 iria sair em uma espécie de “turnê mundial” a fim de testá-la em todas as condições possíveis. Antes de Milão, o protótipo foi visto na Austrália no mês passado, o que comprova as intenções da marca dos diapasões.