Suzuki GSX-R300 a caminho?


A Suzuki efetuou o registro de desenhos que apontam a chegada de uma GSX-R300 para os próximos anos. A nova superbike substituiria a atual GSX-R250 com uma série de atualizações mecânicas e eletrônicas.

suzuki-gsx-r300-desenho-may2018-4

Nova GSX-R300 teria quadro e motor novos para enfrentar melhor a concorrência. (Imagens: Visordown)

Lançada há quase dois anos depois de muita espera, a Suzuki GSX-R250 causou certa decepção, pois apesar do belo design seu motor de 26 cv derivado da Inazuma, ao lado de um quadro e eletrônica de concepção antiga nunca foram páreo para a Kawasaki Ninja 300 e Yamaha R3, as mais badaladas do segmento.

O atraso da GSX-R250 (que nunca veio ao Brasil) fica ainda mais latente se a compararmos com a nova Kawasaki Ninja 400 (de 45 cv), além da KTM RC390 e da Honda CBR250RR (disponível apenas na Ásia). Já era hora, portanto, de a Suzuki começar a mostrar alguma reação.

É o que podemos estar vendo nesses desenhos descobertos pela imprensa britânica. Eles apostam que a nova motocicleta terá um motor bicilíndrico de 300cc (ou próximo disso), com duplo comando (DOHC), quatro válvulas por cilindro e corpo do acelerador acionado eletronicamente.

Na ciclística, os desenhos sugerem que a suposta GSX-R300 tenha suspensões invertidas e um quadro novo, possivelmente mais leve e mais rígido que o atual, derivado da Gixxer 250. Com esse pacote completo de novidades, aí sim, a Suzuki teria uma superbike realmente interessante para invadir a Europa e América (do Sul inclusive).

Como aparentemente trata-se de um projeto inteiramente novo, os britânicos apostam que pode surgir a partir dela uma versão naked (GSX-S300) que disputaria terreno com Kawasaki Z300, Yamaha MT-03 e KTM Duke 390 abrindo um novo leque de possibilidades. O lançamento, no entanto, é totalmente incerto.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.