MV Agusta introduz embreagem semi-automática na Turismo Veloce


A MV Agusta está apresentando hoje (11) o “Smart Clutch System“, tecnologia de embreagem semi-automática introduzida na crossover Turismo Veloce. O sistema oferece a possibilidade de dispensar totalmente o acionamento da embreagem convencional.

mv-agusta-turismo-veloce-800-2019Desenvolvida em parceria com a empresa norte-americana Rekluse, o Smart Clutch System permite ao motociclista duas opções: utilizar a embreagem de maneira tradicional ou entregar o comando totalmente ao sistema para que possa se concentrar mais na pilotagem e desfrutar o passeio.

A ideia é melhorar o conforto do piloto, reduzir o estresse e otimizar o desempenho ao máximo. Uma esportividade confortável, digamos. Por isso o sistema foi montado primeiramente na MV Agusta Turismo Veloce 800, crossover que rivaliza com a Ducati Multistrada 900.

Embreagens automáticas não são novidade. A Honda investe fortemente no quesito (com o câmbio DTC, presente na VFR1200F, X-AVD e África Twin). Para os praticantes do motocross, produtos como os produzidos pela Rekluse são praticamente comuns. A novidade aqui é tentar aumentar o conforto sem perder a diversão na pilotagem.

O Smart Clutch System, por exemplo, não dispensa a atuação do quickshifter e se a ideia é pilotar esportivamente, todas as características de uma motocicleta tradicional são preservadas, ao contrário do câmbio DTC da Honda, onde as trocas são feitas por meio de botões no guidão. A MV Agusta explica mais sobre o funcionamento no vídeo abaixo.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.