Em competição particular, BMW produz capas de radiador impressas em 3D


A BMW fez mais uma demonstração prática do quão longe a sua tecnologia de impressão 3D chegou. No evento anual “GS Trophy”, realizado entre 3 e 10 de junho, a marca alemã produziu capas de radiador personalizadas para os modelos R1200GS que competiram.

capas-de-radiador-impressas-em-3d-gs-trophy-2018-1

Peças produzidas em 3D são muito resistentes, garante a BMW. (Divulgação)

O “BMW Motorrad International GS Trophy” é uma competição anual onde pilotos e clientes são colocados em equipes para enfrentar vários desafios pela Mongólia. Na edição desse ano, 2.350 quilômetros foram percorridos e a África do Sul ficou no topo, seguida dos Estados Unidos e França.

capas-de-radiador-impressas-em-3d-gs-trophy-2018-2

Mensagem gravada no interior da peça anuncia a chegada do futuro. (Divulgação)

Além proporcionar experiências de uma vida, o GS Trophy também é uma vitrine de publicidade para a R1200GS assim como suas tecnologias. Dessa vez, o objetivo era enfatizar os benefícios da impressão 3D e cada uma das 114 motos presentes foi equipada com capas de radiador contendo o nome do piloto, numero e logotipo impressos através da nova técnica.

No processo de fusão a laser, o pó de alumínio é fundido por “lasers poderosos”, de acordo com a BMW. Como não são necessárias ferramentas, cada componente produzido pode ser diferente e as partes resultantes muito resistentes. Um processo de fresagem adicional foi usado para criar maior contraste e qualidade de superfície do projeto.

Como lembrança, as capas de radiadores personalizadas foram entregues aos participantes na cerimônia de premiação. Alem da impressão 3D, a BMW está divulgando a capacidade de produzir fibra de carbono em larga escala, graças à uma nova técnica de produção.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.