Aprilia pode estar preparando nova RSV4 inspirada na MotoGP


A Aprilia pode apresentar uma nova geração da RSV4 ao final do ano. A superbike teria sua cilindrada estendida para 1100cc e uma potência de 215 cv. O objetivo é claro: enfrentar a Ducati Panigale V4 nas estradas europeias.

aprilia-rsv4-2019-render-jul-2018A informação vem dos italianos do GPone, que até já encomendou uma ilustração (acima). Ao contrário do modelo atual, a nova motocicleta seria inteiramente inspirada na RS-GP que compete com Aleix Espargaró e Scott Redding na MotoGP, inclusive as asas.

Desde quando foi introduzida, em 2009, a Aprilia RSV4 tem como base o modelo de 999 cm³ que compete no Mundial de Superbike e conquistou três títulos no caminho, dois com Max Biaggi (2010/2012) e outro com Silvain Guintoli (2014).

Desde então, o modelo ganhou 20 cavalos e perdeu sete quilos, mas nunca ganhou uma geração inteiramente nova. No meio do caminho, a marca de Noale resolveu voltar para a MotoGP, e uma máquina baseada nos últimos desenvolvimentos seria um passo lógico.

Ainda de acordo com o GPone, a nova RSV4 teria a sua cilindrada aumentada para cerca de 1100cc. A Ducati fez a mesma coisa com o motor “Desmosedici Stradale” da Panigale V4. Trata-se da solução mais prática se o objetivo for aumentar a potência e o torque para um “uso civil”, digamos.

Essa também é a melhor saída para enquadrar os novos modelos às futuras normas antipoluição europeias (Euro5), que passam a vigorar a partir de 2020. O aumento da cilindrada permite a instalação de maiores catalisadores sem grandes perdas de potência. O lançamento pode acontecer no Salão de Milão, em novembro desse ano.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.