Husqvarna de Steve McQueen será leiloada nos Estados Unidos


Quer levantar dinheiro? Venda uma motocicleta de Steve McQueen. Agora será a vez da Husqvarna 400 Cross, que o lendário ator norte-americano utilizou no documentário “Um Dia Sobre Moto”.

steve-mcqueen-husqvarna-400-cross-1971-1Filmado em 1971, o documentário tenta mostrar os diferentes estilos de motociclismo da época, comparando principalmente os pilotos de motocross, com os então chamados “pilotos de deserto”. McQueen, que era um grande fã de motos, ajudou a financiar o projeto com sua própria empresa, a Solar Productions Company.

steve-mcqueen-husqvarna-400-cross-1971-2

Com a moto, McQueen foi capa da revista Sports Illustrated.

A Husqvarna 400 Cross possui um motor monocilíndrico de dois tempos e 396 cm³ e foi fabricada apenas em 1971. Apesar do curto período de produção, seu baixo peso (105 kg) e boa potência (42 cv) fizeram-na popular em Hollywood. Além de McQueen, o ator James Gardner também possuía um exemplar.

A motocicleta de McQueen vem com extensa documentação para comprovar sua autenticidade. Além de um certificado de propriedade do Estado da Califórnia em nome da Solar Productions, o modelo também conta com uma ficha de inscrição do ator para uma corrida de motocross Saddleback. Há também uma curiosidade: uma moeda de 1 centavo de 1960 foi encontrada em um vão entre o quadro e o motor.

O leilão, que vai acontecer no próximo dia 6 de outubro, está sendo organizado pela casa britânica Bonhams no “Barber Vintage Motorsports Museum”, localizado no Alabama, Estados Unidos. Em sua última venda realizada em 2011, a Husqvarna arrecadou 144.500 dólares (R$ 555.000,00).

Falecido em 1980, com apenas 50 anos de idade, Steve McQueen é um dos nomes mais icônicos do século XX, idolatrado não apenas por suas atuações em filmes como “Fugindo do Inferno” (1963), Crown, o Magnífico (1967) e Bullitt (1968), como também pelo seu gosto por carros, motos e corridas.

O último leilão envolvendo motos de McQueen havia acontecido em 2015, pela mesma Bonhams e vendeu a Triumph Bonneville Desert Sled 1963 customizada pelo ator. Na mesma ocasião também estava a Harley-Davidson XR750 de Evel Knivel.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.