Kawasaki registra patentes de projeto futurista


A Kawasaki efetuou o registro das patentes de um projeto completamente diferente do que estamos habituados. A expectativa é de que a marca japonesa coloque em produção um conceito futurista apresentado há alguns anos.

kawasaki-concept-j-2013

Concept J, de 2013: três rodas… como a Yamaha Niken. (Divulgação)

Os desenhos detalham o projeto de uma motocicleta com uma suspensão dianteira diferente, aparentemente com os freios colocados no meio da roda, como em um carro. A suspensão dispensa as bengalas convencionais e funciona no formato Hub Center Steering, imortalizado pelas Bimota.

Cinco anos atrás, no Salão de Tóquio de 2013, a Kawasaki apresentou o “Concept J”, um modelo futurista com aspecto esportivo de três rodas, duas na frente. Olhando as fotos, existe uma semelhança considerável com os desenhos de patente atuais.

É claro que esses conceitos, em sua esmagadora maioria, jamais serão produzidos em série. Mas as montadoras gostam de mostrá-los como demonstração de seu poderio criativo, além oferecer um vislumbre do que poder vir nos próximos anos em termos de engenharia.

Vale lembrar que no ano passado, a Yamaha apresentou a ousada MXT850 Niken, modelo de três rodas que tem a plataforma da MT-09. Certamente a Kawasaki está interessada nos resultados e resguardando seus projetos para, quem sabe oferecer um concorrente à altura nos próximos anos. Os resultados nas vendas irão dizer.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.