BMW pretende lançar 9 novos modelos até 2020. O que podemos esperar?


Assim como a Harley-Davidson, a BMW Motorrad pretende revolucionar sua linha no começo da próxima década. Nove novos modelos da marca alemã serão vistos até 2020, alguns deles inéditos. Confira aqui o que deveremos ter pela frente.

Mais do que motos atualizadas, a BMW pode estar preparando uma nova ordem em sua linha. (samacharnam)

Mais do que motos atualizadas, a BMW pode estar preparando uma nova ordem em sua linha. (samacharnam)

A primeira certeza é uma nova geração da S1000RR. Protótipos já foram flagrados em teste e a equipe Althea-BMW, que compete no Mundial de Superbike já confirmou sua chegada para o final desse ano, provavelmente no Salão de Milão.

A esportiva alemã, que ainda é referência no segmento, deve conter melhorias aerodinâmicas, mecânicas e principalmente eletrônicas, com um maior nível de conectividade e um novo painel digital inteiramente em TFT, como já está disponível na R1200GS.

bmw-s1000rr-prototype-jul2017-capa

A nova S1000RR é uma das certezas.


A nova S1000RR também significa que meio caminho já está percorrido para uma nova S1000R e S1000XR. A naked e a crossover de 1 litro são basicamente as mesmas desde seu lançamento em 2015. Sua chegada ao mercado, no entanto, só deve acontecer em 2020.

Outra opção lógica é uma nova F850R. A naked bicilíndrica não recebe um grande upgrade há um bom tempo e a BMW não deverá manter o atualizado motor das recém-lançadas F750GS e F850GS apenas com as duas big trail.

BMW F800R (2015) 2

Uma completamente renovada F800R deve aparecer nos próximos anos…


Além disso, o segmento das naked médias é igualmente concorrido, atualmente disputado a tapas por Yamaha MT-07, Triumph Street Triple 765, KTM 790 Duke e Kawasaki Z650, todas mais modernas e competitivas que a atual F800R. É natural que a BMW queira aumentar a sua participação nesse mercado.

Quem também clama por mudanças é a R1200R. De acordo com a imprensa europeia, a BMW estaria muito interessada em oferecer uma rival para a Ducati Diavel, grande sucesso da marca italiana. A roadster com o mesmo motor “Boxer” da R1200GS seria a plataforma perfeita para isso.

bmw-r1600c-wunderlich-concept-2017-1

…Assim como uma custom/cruiser inspirada na Ducati Diavel.


Aliás, segundo alguns especialistas, a BMW poderia retornar ao mercado custom, ausente desde 2004 com a R1200C. Há cerca de dois anos, Nicolas Petit, designer da Wünderlich esboçou uma ilustração bem interessante, chamada simplesmente de R1600C. No entanto, ainda restam três modelos inéditos. O que você acha que vem pela frente?

Depois de vários anos em uma ascensão impressionante, as vendas da BMW Motorrad estancaram no segundo trimestre de 2018. A solução lógica para continuar crescendo é a ampliação da linha, o que também já estava previsto desde 2013, quando eles se associaram ao conglomerado indiano TVS Motors e construíram novas fábricas, inclusive no Brasil.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.