Honda registra CBR600RR com partes do chassi em fibra de carbono


Um novo registro de patentes revela que a Honda planeja inserir partes de fibra de carbono na estrutura do quadro de motos esportivas. E o modelo utilizado para ilustrar a ideia é a CBR600RR. Será que a cultuada supersport pode mesmo voltar?

honda-cbr600rr-chassi-com-fibra-de-carbono-set2018-1O registro, descoberto pelos britânicos do Visordown, contém três imagens: a mais evidente mostra uma CBR600RR de lado contendo tem alguns detalhes diferentes do último modelo produzido, como uma entrada de ar semelhante à RC213V e uma rabeta levemente alterada.

Essa ilustração também contém um braço oscilante com o que parece ser suportes em fibra de carbono de ambos os lados, supostamente para adicionar uma maior rigidez em todas as direções. A segunda imagem revela uma haste de carbono montada transversalmente entre as traves, passando pela caixa de ar e apoiando-se nos dois lados do chassi.

A terceira aplicação coloca a fibra de carbono no suporte da mesa de direção, tanto na parte superior quanto na inferior, adicionando novamente rigidez. Essa ideia também já foi vista em desenhos que continham a silhueta da CB1000R.

Esses desenhos por si só não garantem a volta da CBR600RR ao mercado. A supersport foi descontinuada em 2016 em virtude do Euro4 e da baixa procura pelo segmento. Mas é interessante notar como a Honda frequentemente utiliza sua base para pesquisar novas ideias.

Vale lembrar que no final de agosto, documentos do Conselho de Emissões da California (CARB) sugeriam que a CBR600RR poderia voltar às concessionárias em 2019 com um motor adequado às novas normas antipoluição norte-americanas. Será o mesmo modelo visto nas imagens? O tempo irá dizer.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.