Vídeo confirma introdução de válvulas variáveis na nova BMW R1250GS


Um vídeo de apresentação vazado de dentro da BMW revela a nova R1250GS totalmente pronta para lançamento e ainda apresenta detalhes técnicos, confirmando a introdução de válvulas variáveis no tradicional motor Boxer.

bmw-r1250gs-first-promo-videoO material, com mais de dois minutos de duração, contém a R1250GS rodando em estradas e até atravessando um rio, onde podemos constatar que o design da Big Trail permaneceu inalterado em termos gerais. O que mais chama atenção é um novo farol, com luzes alta e baixa posicionadas na extremidade do conjunto.

O grande destaque, como não poderia deixar de ser, é o funcionamento do novo motor, que teve a sua cilindrada aumentada em 84 cm³ passando para 1255cc. A tecnologia de válvulas variáveis realmente foi introduzida e patenteada pela BMW com o nome de “Shiftcam”.

bmw-r1250gs-engine-shiftcam-videoO sistema funciona utilizando dois ressaltos em ambas as árvores de manivelas que pode ser comutada e, assim, a combustão de entrada é alterada. Ao movê-lo com um movimento semelhante ao de uma caixa de marchas, a segunda árvore entra em ação. O resultado da inovação foi uma potência total de 136 cv e um torque de 13,66 kgf.m, entregues de forma mais suave em todas as rotações.

Também podemos constatar que a nova R1250GS tem o painel digital de TFT já disponível na versão atual com o auxílio de um GPS logo acima. Espera-se uma nova centralina eletrônica que, em conformidade com o motor renovado, ofereça modos de pilotagem onde a suavidade é a palavra de ordem, como podemos conferir no vídeo.

Descoberta em agosto, a nova R1250GS será a principal estrela da BMW nos próximos meses, mas não a única. A marca alemã pretende lançar a linha R1250 inteira de uma só vez, além da versão Adventure da F850GS e a nova S1000RR. O Salão de Colônia começa em 3 de outubro e o Salão de Milão em 6 de novembro.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.