Federação Internacional aumenta penalidade à Fenati


A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) decidiu aumentar a penalidade de Romano Fenati, de duas para seis corridas. O piloto italiano, portanto, não retornará às pistas até pelo menos o próximo ano.

Romano Fenati BoxesA FIM realizou uma reunião com o piloto e seu representante em Mies, na Suíça, na última terça-feira (18), para discutir o que aconteceu durante o Grande Prêmio de San Marino de Moto2, realizado há duas semanas no circuito de Misano.

Durante a corrida da categoria intermediária, Fenati puxou a manete de freio dianteiro do adversário Stefano Manzi, uma atitude antidesportiva que poderia causar um grave acidente. Desde então, o italiano, que já tinha histórico de confusões, foi condenado por todos os lados e anunciou o fim de sua carreira esportiva.


Apesar disso, havia uma esperança, principalmente na Itália, de que Fenati pudesse voltar a correr desempenhando um papel social para a FIM. Isso, no entanto, não se concretizou na reunião, com os representantes da Federação expressando muita preocupação com a segurança de todos os pilotos em competições de motociclismo.

Embora reconhecendo que os pilotos – em particular aqueles que atingem o mais alto nível do esporte – estão sujeitos a muitas pressões dentro e fora da pista, eles destacaram a importância do fair play  no motociclismo e lembraram Fenati da profunda influência que os atletas podem ter sobre os fãs e jovens, precisando estar cientes de sua responsabilidades de dar um exemplo positivo.

A decisão da FIM, contudo, não significa necessariamente o fim da carreira de Fenati. Uma nova licença para a temporada 2019 poderá lhe ser concedida, sujeita às condições estabelecidas nos regulamentos da Federação. A dificuldade maior, no entanto, será em o italiano encontrar lugar para correr, já que está com a imagem definitivamente arranhada.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.