Yamaha registra imagens da nova YZF-R3


Mais uma evidência de que a Yamaha pretende lançar uma YZF-R3 renovada em 2019 acaba de surgir. Imagens computadorizadas da nova geração, que deve estrear no próximo Salão de Milão, em novembro.

yamaha-yzf-r3-draws-set2018-1As imagens, descobertas pela imprensa norte-americana foram registradas no dia 28 de agosto em escritórios de patentes da Austrália e Turquia. Logo de cara, podemos notar que o design atualizado é claramente inspirado na nova YZF-R6, apresentada em 2016.

A carenagem frontal está muito mais baixa em relação ao modelo atual, com uma curva muito mais suave do nariz até o topo do para-brisa. As laterais também possuem ares de R6, com linhas mais nítidas, assim como o  tanque de combustível, com reentrâncias mais profundas para os joelhos.


São nove imagens bem detalhadas, contendo até a parte debaixo da motocicleta. Entretanto, o Conselho de Emissões da Califórnia (CARB) não reportou nenhuma alteração nas emissões do motor de 321cc, indicando que o propulsor permanecerá inalterado. O que chega a ser frustrante, tendo como referência o impressionante lançamento da Kawasaki Ninja 400, no ano passado.

As mudanças se concentram em torno do design e da ciclística, já que os desenhos mostram claramente uma R3 equipada com garfos dianteiros invertidos, indisponíveis no modelo atual. Contudo, as imagens não foram capazes de indicar mudanças no quadro do tipo diamond de aço.

Essa não é a primeira demonstração de uma nova R3. Em agosto, um protótipo já havia sido flagrado em testes na Indonésia. As fotos, contudo, não eram muito nítidas. Os registros atuais são bem mais precisos sobre o novo modelo.

Chance de apresentação é o que não vai faltar nos próximos meses, já que temos a seguir o Salão de Colônia (Intermot), no início de outubro, o AIMExpo, no final do mês e o Salão de Milão (EICMA), no principio de novembro.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.