Estúdio de design sugere volta da lendária Honda NR


O estúdio britânico Kardesign, além de contar com ótimos artistas, também tem ideias interessantes. Em sua mais nova criação, eles sugerem à Honda a volta da lendária NR 750, atualizada para 2020.

honda-nr-1000-2020-kardesign-1Quem conhece um pouco a história do motociclismo certamente já ouviu falar da NR. Apresentada em 1992, a superbike (também chamada de RC40) continha o que havia de mais exclusivo na engenharia na época, como painel digital, carenagem de carbono, garfos invertidos e um curioso motor V4 de “pistões ovais”.

Foi uma artimanha da Honda para competir nas 500cc com um motor 4 tempos e ser competitiva frente aos 2 tempos da Yamaha e Suzuki. Para isso acontecer, os engenheiros honda-nr-750-1992japoneses concluíram que seria necessário criar um propulsor de seis ou oito cilindros, proibidos pelo regulamento.

Eles então bolaram um motor de oito cilindros, mas com as câmaras e os pistões ligados entre si em formato oval, transformando-se, na prática, em um V4. A ideia não colou, mas a NR foi produzida em uma tiragem especial de 300 unidades por um preço astronômico e transformou-se em um ícone.

A releitura do Kardesign imagina uma “NR1000 2020”, capaz de oferecer 200 cv de potência e um torque abundante graças aos pistões ovais, ou seja, tudo o que o piloto ocasional quer. O chassi seria derivado da RC213-V, a máquina de Marc Márquez e cia na MotoGP. Faz sentido, sem dúvida.

Ultimamente, com o interesse pela CBR1000RR Fireblade em baixa e pelos motores V4 em alta (graças ao sucesso da Panigale V4) seria um excelente momento para a Honda reviver os dias de glória da NR, como outras marcas estão fazendo. História é o que não falta à fabricante japonesa.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.