Ducati vai apresentar Multistrada Enduro 1260cc na próxima sexta


No ano passado, a Ducati apresentou, no Salão de Milão, a Multistrada 1260. Agora chegou a vez da versão Enduro receber o novo motor e o lançamento acontecerá já na próxima sexta-feira (12).

ducati-multistrada-enduro-1260-teaserA marca italiana enviou aos meios de comunicação hoje (9) uma imagem onde podemos ver apenas o logotipo da Ducati sujo de terra e água (acima). Os mais atentos logo notaram que tratava-se do nariz da Multistrada Enduro e seus característicos vincos centrais.

O motor é uma evolução do “Testastretta DVT” da Ducati Diavel, que contém como grande diferencial um sistema de válvulas variáveis (DVT), o que permitiu que sua potência fosse elevada a 158 cv a 9.500 rpm, com um torque de 13,1 kgf.m à 5.000 rotações.

A diferença em termos práticos é pequena, já que o modelo atual produz 154 cv de potência a 9.500 rpm e 13.05 kfg.m à 7.500 rpm. Como podem notar, o torque é praticamente o mesmo, apresentando-se apenas ligeiramente mais cedo, graças ao acionamento variável das válvulas.

ducati-multistrada-enduro-2017-capa-2

Multistrada Enduro: fôlego extra para encarar a nova BMW R1250GS. (Ducati/Divulgação)


A unificação no entanto, faz todo o sentido para a Ducati. Manter dois motores diferentes em produção para a mesma motocicleta não é o melhor caminho economicamente falando. Vale lembrar que agora a Multistrada Enduro terá de enfrentar a novíssima BMW R1250GS, sua principal concorrente.

Por que a Ducati escolheu uma data como 12 de outubro para revelar uma novidade tão importante? Essa tem sido a estratégia adotada pelas marcas para não “congestionar” os principais eventos, como o Salão de Milão, que acontece esse ano entre 6 e 11 de novembro.

Vale lembrar que a Ducati é a vedete do evento, reservando uma noite exclusiva na véspera apenas para revelar suas novidades do próximo ano. Nessa ocasião, a nova Diavel Diavel também será mostrada com novidades, inclusive no motor.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.