Kawasaki apresenta Ninja ZX-6R atualizada para 2019


A Kawasaki está apresentando hoje (11), nos Estados Unidos, o modelo 2019 de sua supersport média, Ninja ZX-6R. Ao contrário do que se esperava, não se trata de uma nova geração e sim uma série de aprimoramentos no modelo já existente.

kawasaki-ninja-zx-6r-2019-6

Kawasaki Ninja ZX-6R 2019: estilo semelhante ao de 2018. (Fotos: Kawasaki/Divulgação)

O design da motocicleta foi atualizado com retoques sutis no conjunto óptico, para-lama dianteiro e carenagens laterais, que ganharam novas entradas de ar. A rabeta está um pouco alta e pontiaguda, mas de uma maneira geral o novo modelo é muito semelhante ao anterior.

O mesmo pode-se dizer do motor, o cultuado tetracilíndrico de 636 cm³, agora atualizado para atender as normas antipoluição do Euro4. Isso pode ser claramente perceptível olhando-se a ponteira de escapamento, com novos catalisadores. Embora a Kawasaki afirme que o propulsor tenha uma “maior potência e torque”, números oficiais não foram revelados.

kawasaki-ninja-zx-6r-2019-5

A nova ponteira de escapamento atende ao Euro4. (Kawasaki/Divulgação)


A atenção da Kawasaki se focou principalmente na parte eletrônica da Ninja ZX-6R. A motocicleta conta agora com um novo painel misto (conta-giros analógico e informações digitais) que traz como novidade um indicador de pilotagem econômica, medidor de combustível e autonomia – sugerindo uma maior preocupação com o “uso civil” e não apenas em pistas de corrida.

Também foi instalado na superbike um quickshifter que funciona apenas nas marchas ascendentes, controle de tração, ABS de série, dois modos de pilotagem e uma entrada do tipo 12V para plugar dispositivos eletrônicos.

kawasaki-ninja-zx-6r-2019-10

O painel misto está mais completo. (Kawasaki/Divulgação)


Na parte ciclística a moto conta, como sempre, com garfos invertidos Showa BFF. As pinças de freio Nissin são do tipo monobloco e os pneus Bridgestone Battlax Hypersport S22 são praticamente lisos. Como opcional, a Kawasaki ainda oferece um amortecedor de direção Öhlins, sliders de carroceria e uma tampa para o assento do passageiro.

A nova Ninja ZX-6R está sendo exposta a partir de hoje na feira AIMExpo, que acontece até sábado (14) em Las Vegas. Ainda não há informações sobre preços e disponibilidade. No Brasil, o modelo está fora de catálogo há alguns anos.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.