MotoGP: Veja o que Márquez precisa fazer para conquistar o título no Japão


O ano está acabando e mais uma vez Marc Márquez é o favorito para ser campeão de MotoGP. O seu quinto título na categoria rainha pode chegar no próximo final de semana, no Japão e aqui você vê o que o espanhol precisa fazer para isso acontecer.

marc-marquez-2018-84Após quinze etapas realizadas, Márquez detém uma liderança folgada no campeonato com 271 pontos. O piloto da Honda já venceu 7 corridas e subiu 12 vezes ao pódio, falhando apenas na Argentina (onde foi punido com 30 segundos) e em Mugello, quando caiu.

Isso, no entanto, não impediu que Márquez construísse 77 pontos de vantagem para Andrea Dovizioso, o segundo na tabela de classificação e 99 para Valentino Rossi, que vem em terceiro, apesar de ainda não ter vencido esse ano. 100 pontos ainda estão em jogo nas quatro etapas que restam.

Para garantir o título no Japão sem precisar fazer contas, Márquez precisa simplesmente vencer a corrida, sem mais nem menos. No caso de ser o segundo, o espanhol ainda depende do desempenho de outros para proclamar-se o campeão mundial, conforme você confere abaixo:

– Se Márquez terminar a corrida  na zona de pontos à frente de Dovizioso, será o campeão.

– Se Dovizioso chegar em quarto, Márquez precisa de um quinto para vencer o campeonato.

– Se Dovizioso terminar em a corrida em quinto ou abaixo, Márquez pode encerrá-la dois lugares atrás do italiano para revalidar o título.

– Márquez será campeão do mundo se tanto ele quanto Dovizioso encerrarem a prova fora da zona de pontuação, desde que Rossi não vença a corrida.

A pressão sobre Márquez, no entanto, é grande. O espanhol já confessou que existe uma grande expectativa dentro dos boxes para que consiga o título em terras japonesas, como já fizera em 2014 e 2016. O circuito de Motegi é de propriedade da Honda.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.