Yamaha Niken pode ganhar versão GT, de acordo com documentos


Lançada no Salão de Milão do ano passado, a Yamaha MXT 850 Niken de três rodas deu no que falar e agradou bastante principalmente em solo europeu. Agora, a marca dos diapasões pode estar preparando uma versão GT, para viajar com mais conforto.

yamaha-niken-2018-18

Yamaha Niken: boa para viajar, mas ainda sem acessórios para isso. (Yamaha/Divulgação)

A possibilidade surgiu no Conselho de Emissões da Califórnia (CARB) que reportou uma ordem executiva para dois modelos designados como MXT9KGY e MXT9GTKGY. Assim como outras marcas, a Yamaha usa códigos internos para designação de seus modelos em vez de seus “nomes artísticos”, digamos assim.

Na marca dos diapasões, os códigos seguem um padrão específico: modelo de código + ano + cor. Nesse caso, a Niken atende pela sigla “MXT9”,com  “GY” significando a cor Granito Grey, enquanto o “K” é o código designado pela NHTSA para o ano/modelo 2019 (2018 foi “J” e 2020 será “L”).


Dessa forma, de acordo com os códigos apresentados, a Yamaha dos Estados Unidos pretende oferecer uma Niken GT na cor cinza granito em 2019. Curiosamente, a própria montadora a considera como um modelo de turismo esportivo, apesar de não oferecer nenhuma opção de bagagem, nem mesmo como opcional.

Faz todo o sentido, portanto que uma versão GT da Niken seja apresentada, provavelmente possuindo um para-brisa maior, alforjes e baú, semelhantes aos da MT-09 Tracer na qual deriva. O lançamento não deve demorar muito, vindo a acontecer no Salão de Milão, na próxima semana.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.