Fabricante inglesa revela conceito street tracker no Salão de Birmingham


A pequena fabricante britânica Herald apresentou no Salão de Birmingham um conceito muito interessante, o “Brute Concept”. Com um motor monocilíndrico de 449cc, a motocicleta encanta pelo design minimalista.

Com sede em Cambridgeshire, a Herald ganha seu dinheiro principalmente com a importação e venda de motocicletas de pequeno porte com estilo retrô de fabricação chinesa. Com o Brute Concept, os britânicos se atrevem em sua primeira moto nacional.

Toda a estrutura, escape, carroceria, banco e componentes usinados foram produzidos no Reino Unido. Apenas o motor foi fornecido por seus parceiros asiáticos. Trata-se de um monocilíndrico de 449 cm³ capaz de render 43 cv. O câmbio tem seis marchas.

O quadro de alumínio é apoiado em suspensões completamente ajustáveis, com o amortecedor traseiro utilizando-se de um exclusivo sistema de links flutuantes. O disco de freio dianteiro é mordido por pinças de 4 pistões da Racetek.

Mas é no design que o Brute Concept se destaca. De linhas limpas e minimalistas, a motocicleta tem a proposta de ser um meio de locomoção urbano distinto, divertido e principalmente barato. O estilo “Street Tracker” lembra as Husqvarna Vitpilen 401 e 701.

O farol redondo é recheado de LEDs assim como restante da iluminação. O painel é uma unidade fornecida pela empresa taiwanesa Koso, mas a Herald afirmou que isso ainda pode mudar quando a motocicleta for produzida em série.

E essa é a intenção da Herald: transformar o Brute Concept em sua primeira motocicleta nacionalizada. Entretanto, até o momento, informações adicionais sobre uma possível produção em série ou preços ainda não foram divulgados.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.