Dispositivo permite mostrar mensagens de texto a outros motoristas


Todo motociclista tem vontade de se comunicar com os outros enquanto pilota. Mas, além de ficar “mudo” debaixo do capacete, gesticular pode ser algo perigoso. Para contornar a situação, essa empresa francesa desenvolveu o “MotoChat”, dispositivo capaz de mandar mensagens de texto à quem vem atrás.

O kit consiste de um pequeno display luminoso montado na parte traseira da motocicleta, logo abaixo da placa. Através de uma pequena unidade de controle, um aplicativo para smartphone e um microfone no capacete, o piloto manda comandos de voz que aparecerão no letreiro.

Através do MotoChat, um singelo “Olá” pode ser transmitido para as pessoas atrás, assim como um “Fique longe” ou mensagens diferentes. Além disso, avisos gerados automaticamente também podem ser reproduzidos, como, por exemplo, um “Cuidado”, durante frenagens de emergência.

O próprio sistema também tem uma função de chamadas de emergências, que é para facilitar a localização do motociclista em caso de acidente. E não é uma novidade exclusiva para motociclistas. Existe também uma versão para carros, o “CarChat”, que pode ser instalado no vidro traseiro, como um breaklight.

Parece incrível que ninguém tenha pensado nisso antes, ainda mais uma grande empresa do ramo tecnológico, o que não é o caso dessa firma francesa. Eles estão pedindo ajuda financeira através do Kickstarter, onde doações de apenas cinco euros são aceitas. Se tudo der certo, as primeiras entregas começam em 2019.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.