BMW revela design de um novo motor Boxer de 1800cc


A BMW publicou nessa sexta-feira (7) um pequeno teaser onde revela uma motocicleta personalizada pela empresa Custom Works Zon. O mais interessante, no entanto, é o motor: um novo boxer de 1800cc, que pode equipar um futuro modelo da marca para enfrentar a Ducati Diavel.

O projeto foi desenvolvido pela dupla que encabeça a Works Zon, Yuichi Yoshizawa e Yoshikazu Ueda. Trata-se de uma motocicleta de estilo retrô com clara inspiração nos modelos dos anos 1930 da BMW.

O motor, por outro lado, é menos clássico e o design de suas aletas indicam um mecanismo de resfriamento do radiador a ar/óleo, ou seja, moderno. A BMW, contudo, disse apenas que “mais detalhes sobre o motor e seu possível uso futuro serão comunicados em um momento posterior”.

Já é o bastante para chegarmos à conclusão de que isso não se trata de um mero exercício artístico. Já faz alguns anos que temos visto esboços e projetos de uma nova cruiser da BMW, o único segmento de mercado relevante que não está participando atualmente.

Nos últimos anos, a marca alemã e a Ducati tem crescido juntas e disputado diretamente em vários segmentos, notavelmente o das big trail, com a R1200GS e Multistrada 1200. O mesmo aconteceria aqui, onde a cruiser teria a missão de roubar adeptos da bem aceita Diavel e XDiavel.

Nesse contexto, o motor boxer também se encaixa como uma luva, já que os admiradores do estilo se preocupam mais com o som e o design, e menos com as necessidades tecnológicas imediatas. O próximo ano vai dizer os passos que a marca dará nesse sentido.

 


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.