Honda X-ADV pode ter recall por perda de potência


A Federação Europeia dos Motociclistas (FEMA) emitiu um comunicado de Recall para os proprietários de Honda X-ADV. A alegação é de que o maxiscooter pode ter uma repentina perda de potência em baixas rotações.

Quando o X-ADV é pilotado continuamente em baixa velocidade, o calor gerado afeta o PPTC (coeficiente de temperatura positiva do polímero) da ECU e o motor pode entrar em modo de segurança contra falhas.

Isso impossibilita a troca de marcha e a força motriz pode ser perdida não sendo possível continuar em movimento, o que naturalmente pode ocasionar uma situação perigosa. Até agora a falha foi reportada em países como Estônia, Alemanha, Polônia e Holanda.

O comunicado não diz quantas unidades são afetadas, mas recomenda que todos os proprietários de X-ADV fabricados entre 26/01/2017 e 04/10/2018 passem em uma concessionária Honda para uma verificação.

Apresentado no Salão de Milão de 2016, o Honda X-ADV promove um inédito cruzamento entre um maxiscooter e uma big trail. Apesar da mistura altamente improvável, o modelo está fazendo sucesso na Europa.

No Brasil, o X-ADV deu as caras no Salão Duas Rodas de 2017 e encontra-se à venda nas concessionárias “Dream” a partir de R$ 52.500. Com um verão atroz se aproximando, é possível que as mesmas medidas sejam tomadas por aqui.