BMW estuda introduzir tração dianteira elétrica em motocicletas


Foram descobertos desenhos patenteados pela BMW que sugerem a introdução de um revolucionário sistema de tração dianteira elétrica para motocicletas. A novidade pode aparecer nas próximas gerações da R1250GS.

Os desenhos foram descobertos pelos britânicos do Morebikes e mostram um sistema montado em torno do eixo dianteiro e utilizado para acionar a roda quando necessário em condições off-road particularmente difíceis ou em inclinações muito íngremes.

De acordo com os britânicos, a própria BMW afirma na descrição que o acionamento elétrico pode ser montado em motocicletas, bem como veículos de três e quatro rodas com a unidade de acionamento trabalhando para auxiliar a tração traseira padrão.

Essa não é a primeira tentativa de se introduzir um sistema simples e confiável de tração dianteira em motocicletas. Em 2015, a renomada empresa alemã Wunderlich apresentou uma R1200GS com algo parecido.

O sistema da Wunderlich, no entanto funcionava aproveitando a energia dissipada dos freios, que era transformada em torque e mandada para a roda dianteira. Ainda não há informações se o mecanismo da BMW é o mesmo.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.