BMW R1200GS autônoma é apresentada em Las Vegas


A BMW Motorrad está apresentando a R1200GS autônoma na edição deste ano do Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de eletrônicos do mundo que acontece em entre 8 e 11 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O modelo, que é capaz de ligar, acelerar, fazer curvas, desacelerar e até parar sozinho foi revelado em setembro do ano passado no campo de testes da BMW em Miramas, sul da França.  A iniciativa, no entanto, não busca o lançamento de um veículo completamente autônomo.

Ao invés disso, a tecnologia deve servir como uma plataforma para o desenvolvimento de futuros sistemas para tornar a condução de uma motocicleta ainda mais segura e confortável, além de ampliar o prazer de pilotar, um dos pilares da marca.

O desenvolvimento desse veículo conceito poderá trazer novas soluções em termos de dinâmica de condução, envolvendo situações de perigo e manobras de alta complexidade. Nesse ponto, a motocicleta autônoma pode ajudar o motociclista a aprimorar as suas habilidades de pilotagem, uma vez que realiza curvas perfeitas e os momentos ideais de frenagem e aceleração.


Sobre Lucas Carioli

Publicitário de formação, jornalista por opção, principalmente sobre o motociclismo, o único "ismo" que pratica. Quando não está escrevendo ou tocando rock, está perdido em alguma estrada com sua moto.